Home Notícias Geral Nossa Senhora pelo rio Itajaí-açu

Nossa Senhora pelo rio Itajaí-açu

Além do ferry, participaram uma escuna, veleiros, barcos de pesca, lanchas de passeio e até jet-skis

Cerca de 40 embarcações participaram, na tarde de ontem, do ponto alto da festa de Nossa Senhora dos Navegantes: a procissão pelo rio Itajaí-açu com a estátua da santa que é a padroeira dos pescadores e do marinheiros.
Do lado de Navegantes, cerca de 1000 pessoas se apinhavam entre a plataforma do ferri, o píer e a praça da prefeitura para acompanhar o cortejo. Em Itajaí, cerca de 200 fiéis e curiosos foram para a beira do rio apreciar a procissão.
O casal Sônia Silva, 46 anos, e Eduardo Rech, 55, chegaram uma hora antes da procissão sair. Com uma cadeira de praia e um papelão se abancaram na praça Vidal Ramos à espera do cortejo pelo rio.
Além da fé em Nossa Senhora dos Navegantes, também costumam vir todos os anos para a beira do rio para apreciar a cena. “A gente vem pela beleza”, explica Sônia.
Simone Steinbraenner, 27 anos, vinha da praia com a filhotinha Nataly na cadeirinha da bicicleta, quando achou curioso a pequena multidão.“Tão esperando o navio passar?”, perguntou. “O filha, é a procissão de Nossa Senhora dos Navegantes. É bonito de ver”, respondeu um senhor idoso.

Atração
Simone e Nataly ficaram por ali para ver a procissão. “É muito linda mesmo. Mesmo de longe dá pra ver”, disse, depois que as embarcações foram até a Volta de Cima, próximo à BR 101 e passaram de volta próximo às plataformas do ferri, em direção às proximidades da boca da barra.
A imagem de Nossa Senhora dos Navegantes foi numa das embarcações da balsa, que seguiu à frente. A escuna de passeio Vovó Nica seguia logo atrás. Vários barcos de pesca, incluindo de pescadores artesanais, diversas lanchas de passeio, quase uma dezena de jet-skis e duas embarcações da Marinha engrossaram a comitiva. Até veleiros participaram da procissão.

O maior manto
 do mundo
A festa, que durou 10 dias, terminou ontem. No sábado à noite, aconteceu a procissão por terra, que é outro grande momento da festa.
A procissão por terra leva o maior manto de Nossa Senhora do mundo. Ele tem mais de 1000 metros quadrados e depois é retalhado e distribuído em pedacinhos aos fiéis. A procissão por terra era para ter acontecido dia 2, mas a chuva do outro fim de semana forçou a transferência de data.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com