Home Notícias Geral Nível do rio sobe com a chuva e abastecimento está normal em BC

Nível do rio sobe com a chuva e abastecimento está normal em BC

Nível do rio sobe com a chuva e abastecimento está normal em BC. Foto: Divulgação

Após a chuva de quarta-feira, o nível do rio Camboriú subiu, atingindo nesta manhã de quinta-feira 1.40cm na régua de captação, voltando à normalidade. Por ora, foi descartado o racionamento ou rodízio de água em Balneário Camboriú e também em Camboriú.

Com a normalização do rio, os chuveiros da praia Central também já foram religados. A recomendação é de que a água seja usada de forma consciente.

Mesmo com a situação crítica do rio Camboriú e o elevado consumo de água neste período, foi possível manter o abastecimento nas duas cidades.

Segundo o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber, um dos fatores importantes que contribuiu com a captação e abastecimento foi o acordo firmado entre a Emasa, prefeituras de Balneário Camboriú, Camboriú e os 18 rizicultores, que seguem fazendo o armazenamento de água nos arrozais para os próximos meses.

Monitoramento da rizicultura

Desde o último sábado, a Emasa em conjunto com a guarda Municipal e apoio da polícia Militar Ambiental fazem a fiscalização permanente nas margens do rio Camboriú.

Na manhã do primeiro dia de 2020, identificaram a construção de barragens irregulares feitas com argila e pneus, desviando água que deveria seguir pra captação e abastecimento.

“A polícia ambiental foi acionada e fizemos um boletim de ocorrência. Pelas características da barragem, a ação deve ter sido feita com objetivo de prejudicar o abastecimento de água para as pessoas”, acredita o diretor-geral da Emasa, destacando que a polícia ambiental segue com rondas nas margens do rio nos próximos dias.

Uso racional da água

A Emasa solicita que a população não desperdice e economize água neste período, pois o consumo ainda se mantém elevado.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com