Home Notícias Geral Não há vagas nas UTIs neonatais

Não há vagas nas UTIs neonatais

Hospitais Marieta e Ruth Cardoso estão com as 16 vagas ocupadas. Bebês estão sendo transferidos para outras cidades

Os dois únicos hospitais públicos da região da foz do rio Itajaí com leitos de UTI neonatal estão com os setores lotados. São dez leitos no hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí e outros seis no hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú. As duas unidades atendem a região com 11 cidades, de Bombinhas a Balneário Piçarras. Fora da região, a unidade de referência mais perto é o hospital Santo Antônio, de Blumenau, que conta com 10 vagas, mas também está lotado.

Hoje, o hospital Ruth Cardoso transferiu pelo menos quatro pacientes pra outras cidades. A unidade está com o atendimento suspenso na UTI neonatal desde sexta-feira. Os bebês foram transferidos para o Marieta, em Itajaí; hospital Infantil Jeser Amarante Faria, em Joinville; hospital Universitário, em Florianópolis, e hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão.

Durante o fim de semana teve outras transferências, mas a secretaria de Saúde de Balneário não passou o levantamento até ontem. Uma das mamães, moradora de Camboriú com seis meses de gestação, foi transferida pra Tubarão no sábado. Conforme a secretaria, o destino é definido pelo serviço de regulação estadual, que analisa onde tem leitos disponíveis nos hospitais espalhados pelo Estado.

Elaine Mafra
Jornalista formada pela Univali em 2006. elaine@diarinho.com.br
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com