Home Notícias Geral MPSC media acordo pra zerar fila de cirurgia de câncer no Marieta

MPSC media acordo pra zerar fila de cirurgia de câncer no Marieta

Expectativa é zerar fila até janeiro de 2019.

O Hospital e Maternidade Marieta Konder, a secretaria do estado da Saúde e a secretaria municipal de Saúde de Itajaí fizeram um acordo, mediado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), fizeram um acordo pra zerar a fila de espera pra cirurgia oncológica. A expectativa é que a fila seja zerada entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019.

O acordou começou em outubro desse ano, depois da 13ª Promotoria de Justiça da Comarca de Itajaí receber uma denúncia de que uma paciente estaria desde fevereiro de 2016 esperando pra fazer a cirurgia oncológica ginecológica. O atendimento deveria ter sido realizado há, mais ou menos, dois anos pelo Marieta.

Em uma reunião articulada pelo promotor de justiça Maury Roberto Vivian, titular da 13ª Promotoria de Justiça, em outubro de 2018, os representantes do Marieta e da secretaria de saúde de Itajaí se comprometeram em levantar o número de pacientes na lista de espera pela cirurgia e apresentar uma programação pra que todos fossem atendidos.

Em outro encontro feito na última terça-feira, foi informado que 146 aguardavam pra fazer a cirurgia, mas 14 já a haviam feito em novembro. Entre dezembro e janeiro, 85 pacientes vão fazer a cirurgia.

Alguns pacientes ficaram de fora do mutirão, porque não comparecem à consulta de reavaliação, aguardam conclusão de exames pra confirmação da cirurgia, entre outros fatores.

O hospital tem habilitação como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, ou seja, é referência pra tratamento de câncer pra pacientes que moram em Itajaí, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
"
"
"
"