Home Notícias Geral Movimento negro repudia vídeo de diretor de escola particular de Balneário

Movimento negro repudia vídeo de diretor de escola particular de Balneário

O Coletivo Frente Negra do Vale do Itajaí emitiu uma nota de repúdio contra as declarações do diretor do colégio Margirus, de Balneário Camboriú. Sérgio Gentil Pereira, o Sérgio Margirus, fez um vídeo-palestra falando sobre racismo e causou surpresa ao dizer que o racismo não está ligado somente a cor da pele.
A parte polêmica do vídeo tem seis minutos e Sérgio sugere debater o racismo. “Vocês acham que racismo é cor mesmo? Vocês acham que racismo é a cor da pele mesmo? Vocês acham que isso tem algum significado pra vocês? Você estuda, que você estudou, você intelectual… Você acha que a cor da pele é o que transforma e diz que o racismo é isso?”, afirma.
Na sequência: “você acha que o racismo é só isso mesmo?! Eu não me convenci ainda que o racismo seria isso. Se você observar esse mundo que estamos vivendo, estamos em um grande racismo. Porque você não tem medida, você não conseguiu mensurar as coisas hoje e você não está conseguindo mensurar, isso é racismo. No meu entendimento isso é racismo. Quando você não consegue mensurar, você não pode qualificá-las”, afirma.
Sérgio ainda diz que tem um racismo pior, que não é a cor da pele, é o racismo monetário, que hoje as pessoas são qualificadas: “aquela que tem e aquela que está lá na sarjeta, sem um prato de comida, aquele que está na sociedade desprezado, no meio das drogas. Isso é o racismo. O racismo veemente que vem crescendo, essa pandemia das drogas”, diz.
O grupo entendeu que as afirmações confusas de Sérgio desqualificam a luta contra o racismo. “A instituição de ensino e o diretor ao disseminarem vídeos com informações equivocadas e teses embasadas em achismos, como o “racismo monetário”, “racismo das drogas” e mais algumas falas que beiram o escárnio, não cumprem sua própria proposta de filosofia: “(…) formação de um ser humano pensante, que atua e transforma e, ao mesmo tempo constrói o seu conhecimento individual e coletivamente (…)”, critica o movimento.

Debate público
O movimento alega que o vídeo, veiculado a uma instituição de ensino, é a prova da carência e ineficácia da aplicação da Lei 10.639/03, que fala sobre o ensino da História da África e Cultura Afro-brasileira, na formação da sociedade brasileira. “Como diretor de uma instituição de ensino espera-se que não transmita informações infundadas, assim deslegitimando todos os estudos, discussões e construção de conhecimentos acerca deste tema, tão caro e sensível a todos nós, que é o racismo”, explicam.
A nota de repúdio reforça que existe a necessidade de um amplo debate público sobre o racismo e as mazelas decorrentes a ele, tão presentes no século 21. “Atos dessa natureza são incompatíveis e absolutamente inaceitáveis no âmbito de uma sociedade que preza pela “igualdade”, a diversidade e a convivência respeitosa entre seus integrantes”, finalizam.

Equívoco com as palavras
Luiz Fernando Ozawa, doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, assistiu ao vídeo e diz que ele mostra claramente o desconhecimento do tema. “A propósito de aprofundá-lo resvala na falta de conhecimento. Para justificar seu ponto de vista (que pode fazer algum sentido até) utiliza uma premissa teórica equivocada. Mais parece que ele queria falar em “discriminação”, “segregação” e não estritamente “racismo”, que nada tem a ver com o que disse. Um equívoco no manejo das palavras”, classificou.
O DIARINHO entrou em contato com o colégio Margirus, mas Sérgio estará ausente da instituição até a próxima terça-feira, segundo informou um funcionário.

Fran Marcon
Formada em Jornalismo pela Univali, com MBA em Gestão Editorial. fran@diarinho.com.br
Compartilhe:

Um comentário em “Movimento negro repudia vídeo de diretor de escola particular de Balneário

  • 04/07/2020 em 14:58
    Permalink

    Compactuo com a opinião do Sr Diretor Sérgio! Essa turma podia arrumar algo mais pra fazer e olhar que existem problemas para com os outros ao invés de somente e exclusivamente os seus.

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com