Home Notícias Geral Morre pracinha homenageado por Bolsonaro

Morre pracinha homenageado por Bolsonaro

Além de herói de guerra, seu Bini atuou como dentista na cidade de Itajaí

Duas semanas depois de ter sido homenageado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), o dentista e combatente da Segunda Guerra Mundial Arvelino Bini, 98 anos, faleceu. O oficial aposentado do Exército Brasileiro morreu sábado, num hospital de Balneário Camboriú, cidade onde estava morando há alguns anos.
Seu Bini já estava há cerca de uma semana internado. O falecimento foi por conta de causas naturais. A despedida final ao herói de guerra aconteceu às 15h de ontem no crematório Vaticano, em Balneário Camboriú. Pela manhã, houve um missa de encomendação do corpo.
Tenente-coronel do Exércio, em 2 de maio seu Bini foi homenageado por Jair Bolsonaro (PSL), durante a passagem do presidente no congresso dos Gideões. “Temos a oportunidade de conhecer um herói vivo”, disse o presidente.
Durante cerca de 40 anos, Arvelino Bini teve consultório no centro de Itajaí. “Trabalhou como dentista até os 90”, conta o professor e pesquisador Nahor Lopes.
Era membro e fundador do Lions Club Verde Vale, de Itajaí, sendo presidente da entidade por seis mandados. Também foi um dos presidente do clube Guarani, de Itajaí.
Viúvo de Aladi Schendroski, há mais de 40 anos era casado com Ilza Machado Bini. Seu Arvelino Bini deixa os filhos Fátima, Renato e Valéria, sete netos e dois binetos.

Operou canhões
De acordo com o pesquisador Nahor Lopes, seu Arvelino Bini era o ex-pracinha das forças Expedicionárias Brasileiras (FEB) com maior patente aqui na região.
Ele começou a carreira no Exército em 1941. Embarcou em 23 de novembro de 1944 para a Itália, como membro da artilharia. Foi operador de canhões e esteve em combate. Retornou em 17 de setembro de 1945, continuando carreira como militar.
Foi no próprio Exército que seu Bini se formou em odontologia. Carreira que seguiu depois de dar baixa, na década de 60 do século passado.

Sandro Silva
Tem 31 anos de jornalismo, formado em pedagogia pela Udesc e com MBA em Gestão Editorial. geral@diarinho.com.br
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com