Home Notícias Geral Moradores de Itajaí vão receber novo método de prevenção ao HIV

Moradores de Itajaí vão receber novo método de prevenção ao HIV

Os moradores devem tomar uma pílula por dia e ela vai impedir a infecção do vírus HIV. (Foto: Marcos Porto)

Profilaxia pré-exposição. Esse é o novo método que será usado pelo Centro de Referência em Doenças Infecciosas de Itajaí (Ceredi) de Itajaí.  Os moradores já podem começar a se cadastrar no próprio Ceredi.

Os moradores devem tomar uma pílula por dia e ela vai impedir que o vírus HIV, causador da AIDS, infecte o organismo da pessoa, antes mesmo de ter tido contato com o vírus.

O tratamento é indicado pra alguns grupos da população que têm mais chances de ter contato com o vírus.

Os interessados precisam ir até o Ceredi pra fazer o agendamento pra que seja feita a consulta de avaliação da necessidade do usuário usar o método. A princípio, as consultas serão às quintas-feiras, das 15h às 18h20.

O morador deve comparecer pessoalmente na unidade, que fica na rua Samuel Heusi, 120, bairro Centro, ou pelo e-mail prep@itajai.sc.gov.br.

O que é PrEP?

A Profilaxia Pré-Exposição é um novo método de prevenção à infecção pelo HIV. A PrEP consiste no uso diário de um comprimido que é composto por duas medicações: tenofovir e entricitabina.

O método bloqueia alguns “caminhos” que o HIV usa para infectar o organismo. Ao fazer uso do medicamento diariamente, o usuário pode impedir que o HIV se estabeleça e se espalhe no corpo. Caso o paciente não use o medicamento todos os dias, a prevenção pode se tornar ineficaz.

A PrEP não protege contra outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), por isso deve ser combinada com outras formas de prevenção, como o uso de preservativos.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com