Home Notícias Geral Ministro do Turismo incentiva a criação de novos portos

Ministro do Turismo incentiva a criação de novos portos

Após o grande sucesso da última temporada de cruzeiros 2018/2019 em território brasileiro, o setor tem se mostrado animado com as perspectivas futuras. De acordo com os dados fornecidos pelo Ministério do Turismo, os cruzeiros marítimos movimentaram 28,5 milhões de turistas em todo o mundo. 

Embora essa fatia de mercado no Brasil ainda seja modesta, comparado a outros países, o governo julga que o país possui espaço para crescer. Só neste último verão, após grande período de estagnação, o setor movimentou R$ 2 bilhões, com 400 mil turistas à bordo dos navios.

As boas notícias empolgaram o governo, que decidiu apostar no mercado de cruzeiros como estratégia para fortalecer o turismo interno. E como parte desta estratégia, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, afirmou esta semana durante encontro da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia), que o Brasil vai oferecer linhas de crédito para financiamento de portos turísticos no país através do BNDES.

Segundo o ministro, serão pelo menos 15 portos de transatlânticos, inspirados no modelo de projeto de Balneário Camboriú, o “BC Port”, ainda em fase de autorização em Brasília. A intenção do ministério é replicar esse mesmo projeto para mais 14 portos ao longo da costa brasileira.

Balneário Camboriú já conta com um receptivo de transatlânticos, o Atracadouro Barra Sul, considerado a grande novidade e um sucesso na última temporada de cruzeiros no país. O projeto do BC Port fica na mesma área, na sequência do Molhe da Barra Sul.

Mas atualmente, os navios fundeiam em Balneário Camboriú e os turistas são transportados em embarcações menores até o receptivo. O novo projeto prevê um cais para os transatlânticos, a fim de melhorar essa questão com o transporte de passageiros.

Projeto em vias de liberação em Brasília

A proposta do BC Port ainda tramita no Ministério da Infraestrutura, dependendo de aval. Porém, a gência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) já remeteu o processo ao ministério para a situação do empreendimento seja decidida. 

Apesar de não possuir impedimento legal, o mesmo não foi  aprovado pela prefeitura de Balneário Camboriú por considerá-lo inviável.

No entanto, o setor se julga confiante quanto à liberação em Brasília, baseando-se nas últimas declarações empolgadas do ministro do Turismo. O que não se sabe ao certo é se o governo federal vai mesmo impor à prefeitura o porto de transatlânticos, já que ela se mostra contrária à decisão.

A delimitação geográfica é do município, mas o espelho d’água é responsabilidade da União, portanto a expectativa maior é como será resolvido esse primeiro impasse.

Planos para temporada 2019/2010 à todo vapor

Ao mesmo tempo, a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia) também anunciou recentemente as armadoras Costa Cruzeiros, MSC e Pullmantur, já confirmaram suas embarcações para a próxima temporada de 2019/2020, com a adição inclusive de pelo menos mais um navio.

Ao todo serão quatro embarcações da MSC Cruzeiros dedicadas à América do Sul, duas do Costa Cruzeiros e uma da Pullmantur, com roteiros para viajar durante o verão pelo litoral brasileiro, pela Argentina e Uruguai e travessias pela Europa rumo a Lisboa, a partir de novembro deste ano.

Outra novidade é a inauguração de mais um porto na cidade de Itajaí (SC) para embarques e desembarques, facilitando ainda mais as opções para os moradores da região Sul do País.

Que o setor tem trazido muitas novidades, não há como negar. Agora resta aguardar os resultados da nova temporada e concretização de planos futuros.

Se você se interessar em garantir a sua vaga em alguns dos navios que chegam nessa temporada, pode procurar plataformas como Submarino Viagens, CVC, Logitravel, Decolar ou Dreamlines. 

Ainda há vagas disponíveis para os turistas que quiserem garantir uma cabine. Os navios nessa temporada atual começam a zarpar a partir de Dezembro, e para os que gostam de viajar, há a possibilidade de passar o natal e réveillon em alto mar. 

 

Elaine Mafra
Jornalista formada pela Univali em 2006. elaine@diarinho.com.br
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com