Home Notícias Geral Médicos não poderão participar de partos fora do hospital em SC

Médicos não poderão participar de partos fora do hospital em SC

CRM afirma que existem riscos para a mãe e o bebê fora do hospital. (Foto: Divulgação)

O conselho Regional de Medicina proibiu que médicos participem de partos planejados fora do ambiente hospitalar. A resolução 193/2019 foi publicada no Diário Oficial da União. De acordo com o CRM, o profissional que descumprir a norma, será punido por infração ética.

A recomendação já havia sido feita pelo Conselho Federal e pelo Pacto Nacional pela Redução da mortalidade materna e neonatal. Estatísticas apontam que a maior parte do óbitos maternos ocorre durante o puerpério, sendo as primeiras 24 horas após o parto as mais críticas.

Por outro lado, um em cada 10 recém-nascidos precisa de ajuda para iniciar a respiração após o parto e o risco de morte aumenta em 16% a cada 30 segundos de demora para iniciar a ventilação. Quanto maior a demora, maior o risco de lesão cerebral. Daí a necessidade de o parto ocorrer em ambiente hospitalar, dotado de materiais, equipamentos e profissionais capacitados para tomarem decisões rápidas, alerta o CRM-SC.

O presidente do Conselho da CRM, Marcelo Linhares, diz que não é sensato deixar de lado todo o conhecimento científico que a humanidade adquiriu, pondo em risco a vida da mãe e do bebê.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com