Home Notícias Geral Mais três pinguins; dois mortos

Mais três pinguins; dois mortos

Bicho recolhido tava vivo, mas debilitado

Pelo menos mais três pinguins foram encontrados nas praias da região neste final de semana. Dois estavam mortos e apareceram em Bombinhas. Outro, que parecia muito doente, foi recolhido em Balneário Camboriú.
O pinguim dodói estava próximo aos molhes da Barra Sul. Populares acionaram o grupo de Proteção ambiental da Guarda Municipal, que foi até o local.“O animal foi identificado como jovem e estava bastante debilitado”, diz a nota da guarda Ambiental.
Os guardas comunicaram os técnicos do projeto de Monitoramento das Praias, da Univali, e o bichinho foi levado para ser recuperado em Armação, na Penha, onde a universidade tem uma unidade. A ave é da espécie pinguim-de-magalhães.
No sábado e no domingo, o fotógrafo Alfabile Santana, de Itajaí, avistou dois pinguins na praia de Bombas, em Bombinhas. Os dois estavam mortos. “Liguei pra Famab (fundação do Meio Ambiente), prefeitura e bombeiros pra ver se alguém recolhia, mas ninguém atendeu”, conta.
Somente hoje a coordenação do projeto Monitoramento das Praias terá o levantamento dos do final de semana.

Mortandade alta
Em meados do mês passado, num espaço de apenas dois dias, 127 pinguins foram encontrados mortos no litoral entre as cidades de Governador Celso Ramos e Barra Velha. Os exames detectaram que eles estavam desnutridos e com grandes quantidades de parasitas no estômago e intestino.
O pinguim-de-magalhães é do sul do continente e chega aqui no inverno, trazido sempre por correntes marítimas.

Sandro Silva
Tem 31 anos de jornalismo, formado em pedagogia pela Udesc e com MBA em Gestão Editorial. geral@diarinho.com.br
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com