Home Notícias Geral Maior rede de comunicação de SC cancela edições impressas de diários

Maior rede de comunicação de SC cancela edições impressas de diários

Empresa de comunicação demitiu mais de 20 jornalistas

O Grupo NSC, ex RBS TV, não terá mais jornais diários circulando em Santa Catarina. A decisão do grupo foi anunciada na quarta-feira e extingue a circulação dos jornais Diário Catarinense (DC), A Notícia (AN) e Jornal de Santa Catarina (Santa). Mais de 20 jornalistas foram demitidos do grupo de comunicação.
A direção do sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina repudiou as demissões em massa. O sindicato diz que mais de 20 jornalistas, muitos deles com décadas de serviços prestados à empresa, desde os tempos do Grupo RBS, foram demitidos. O SJSC colocou a assessoria jurídica à disposição dos demitidos.
As informações extraoficiais são de quatro jornalistas demitidos no jornal A Notícia, cinco no Jornal de Santa Catarina, dois no portal G1, um na Rádio CBN Diário e 14 nos jornais Diário Catarinense e Hora de Santa Catarina, além de outros profissionais dos setores administrativo e gráfico.
O sindicato ainda alerta que com o fechamento do parque gráfico, mais demissões estão a caminho. “E objetivamente, com demissão de jornalistas e fechamento das edições impressas diárias, haverá menos jornalismo. Quem mais perde é a sociedade em seu direito à informação com qualidade”, diz o sindicato.
O sindicato ainda lembra que ironicamente a nota da direção da empresa NSC diz que “a transformação na unidade jornais, que vem sendo elaborada há algum tempo, ocorre em momento oportuno, quando estamos saudáveis financeiramente”.

Sem edições impressas
O fim das edições impressas tem data: 26 de outubro. A partir desta data, os jornais só terão edição aos finais de semana. As edições de final de semana, segundo a NSC, terão capa em papel couche e páginas internas com impressão a quente.
“A partir de 26 de outubro, a produção diária de conteúdo será direcionada para o portal NSC Total, que também concentra o conteúdo digital do DC, Santa, AN e Hora. Já as edições impressas dos jornais Diário Catarinense (DC), A Notícia (AN) e Jornal de Santa Catarina (Santa) passam de diárias a semanais. As publicações de fim de semana serão reformuladas para o formato revista e a Hora de Santa Catarina se torna exclusivamente online”, diz a nota divulgada pela NSC.
O corte das edições impressas diárias é chamada pelo grupo de “ampliação e atualização permanente da produção de conteúdo”. “Estamos ampliando nosso conteúdo online para ir onde grande parte do nosso público já está, com informação mais ágil e acessível. Porém, avaliamos que existe espaço para o impresso, com um produto sofisticado e com conteúdo aprofundado, como o que estamos preparando para os finais de semana”, afirma o presidente da NSC Comunicação, Mário Neves.
O presidente da NSC falou que a mudança estava sendo planejada há três nãos, com ações que prepararam a empresa para o processo de transformação digital. “Precisamos encarar o desafio de transformar a NSC para que ela continue crescendo de forma consistente e seja ainda mais relevante para a sociedade catarinense”, explica Neves. A nota de Mário Neves não toca nas mais de duas dezenas de demissões que aconteceram no grupo NSC.

Bancas já sentem falta de circulação
O fim das edições impressas dos jornais da NSC já era sentida nas bancas de Itajaí e região. No começo do mês, o DIARINHO trouxe matéria informando que as bancas das duas cidades não recebiam mais jornais impressos. Em resposta aos questionamentos, a NSC disse, na ocasião, que não havia problemas na distribuição. Menos de duas semanas, a própria NSC desmentiu sua afirmação.

Fran Marcon
Formada em Jornalismo pela Univali, com MBA em Gestão Editorial. fran@diarinho.com.br
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com