Home Notícias Geral Jovens de baixa renda podem pagar meia-entrada e viajar de graça para outros estados

Jovens de baixa renda podem pagar meia-entrada e viajar de graça para outros estados

O ID Jovem começou a funcionar em 31 de maio deste ano em todo o estado. Por enquanto, 47 mil pessoas estão usando o programa. Um dos benefícios mais aproveitado até agora é a passagem de ônibus gratuita e só na região são quase nove mil pessoas beneficiadas.

Para ter direito ao benefício é preciso ter entre 15 e 29 anos e renda familiar mensal de até dois salários mínimos. Além disso, a pessoa deve estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e as informações devem estar atualizadas há pelo menos dois anos.

O cadastro no ID Jovem pode ser feito de três maneiras. Uma delas é baixar o aplicativo do ID Jovem no celular, inserir o Número de Identificação Social (NIS) que fica na carteira de trabalho, e outros dados pessoais. O aplicativo vai gerar um cartão virtual que deverá ser apresentado na hora da compra dos ingressos ou passagens.

Pela internet é só entrar neste site , colocar o NIS e outros dados solicitados e imprimir o cartão. Caso a pessoa não tenha acesso à internet,  pode procurar o Cras mais próximo, fazer o cadastro e receber a carteirinha impressa. A carteirinha tem validade de 180 dias. Após este prazo é preciso que a pessoas atualiza os dados para gerar uma nova carteira.

Elaine Mafra
Jornalista formada pela Univali em 2006. elaine@diarinho.com.br
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com