Home Notícias Geral Itajaí terá simulado de preparação para desastres

Itajaí terá simulado de preparação para desastres

Itajaí terá simulado de preparação para desastres. Foto: Defesa Civil Itajaí

A defesa Civil de Itajaí, em parceria com a defesa Civil de Brusque, realiza neste sábado um exercício simulado de preparação para desastres. A partir das 13h, a ação será no bairro Limoeiro em alusão ao Dia Municipal de Proteção e defesa Civil.

O ponto de encontro será no Centro Comunitário da Capela São Sebastião, na rua Edmundo Leopoldo Merizio.

A defesa Civil explica que neste dia a movimentação de viaturas e equipes será intensa, mas a comunidade não precisa se preocupar. A intenção é buscar a sintonia entre os órgãos que atuam em situação de crise.

O exercício consiste no treinamento e orientação da comunidade do bairro Limoeiro, que fica na divisa dos municípios de Itajaí e Brusque, bem como dos órgãos de resposta e apoio, diante de tragédias emergenciais relacionadas ou desencadeadas pelas chuvas. Serão desenvolvidas ações estratégicas de controle e gestão de desastres.

Nesta quarta-feira, às 19h, será realizada uma capacitação preliminar da comunidade do Limoeiro. A iniciativa abordará questões da Defesa Civil e repassar mais detalhes do plano de ação adotado para a prática do exercício simulado. O encontro será na rua Sorocaba, 955 (Salão do Sr. Pedro Back).

Além da Defesa Civil, o simulado conta com o apoio da secretarias de Agricultura e Expansão Urbana, Assistência Social, Saúde e Segurança Pública.

Exames e vacinação

Aproveitando a ação da Defesa Civil, a Unidade Básica de Saúde do Limoeiro vai abrir no sábado, das 8h às 17h, para dar apoio ao órgão. Por conta disso, abriu uma agenda de exames preventivos do câncer de colo de útero para atender mulheres que muitas vezes não podem ir à unidade durante a semana.

Será feita a vacinação contra a febre amarela, já que na semana passada foi encontrado um macaco morto no Brilhante e a Secretaria de Saúde reforça a imunização contra a doença nas áreas rurais.

Cronograma do Simulado (21/09)
13h às 13h30 – Chegada da Defesa Civil no local do deslizamento de solo
13h30 às 13h45 – Alarme para a comunidade evacuar do local
13h45 às 14h15 – Deslocamento da comunidade para o local de encontro
14h15 às 14h45 – Cadastramento dos desabrigados
14h45 às 15h15 – Chegada do Bombeiro e SAMU devido ao desaparecimento de um morador
15h30 – Coffe Break de confraternização, com a realização de serviços gratuitos de corte de cabelo, manicure, recreação infantil e exames básicos de saúde.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com