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Itajaí suspende cadastros pra cestas básicas

Uma moradora do bairro São Roque, em Itajaí, que sempre ajudou o próximo, agora precisa de ajuda. Como é autônoma e está sem ganhar sua grana há quase um mês, tentou nesta segunda-feira se cadastrar no sistema da prefeitura para conseguir uma cesta básica e garantir a comida na mesa de casa. Ao fazer o processo pelo site, ela descobriu que o cadastramento está suspenso.
O município de Itajaí confirmou que suspendeu temporariamente do cadastramento de famílias para a distribuição de cestas básicas. A medida vale tanto para a central de Atendimento pelo 0800 474 7800 quanto para o site doacoes.itajai.sc.gov.br.
O município acumula mais de 21 mil pedidos e teve que fazer a suspensão para conseguir analisar os dados e evitar fraudes no sistema. O comitê Municipal de Execuções de Ações esclarece que a análise é fundamental para garantir a transparência de todo o processo. Ainda não há prazo pra voltar o cadastramento.
Pro deferimento dos pedidos são verificados itens como o cadastramento de um representante da família, já que o benefício é de uma cesta básica por família, e a veracidade dos dados informados. Diante de qualquer inconsistência o cadastro será indeferido.
Até o momento, já foram deferidos mais de seis mil cadastros que estão com a retirada dos donativos agendada. Já foram entregues 2864 cestas básicas e outras 264 já tiveram a retirada autorizada, mas os beneficiários não compareceram.
A pessoa que não retirou a cesta no dia e horário marcado ainda pode resgatar o benefício.

Retirada dos alimentos
Embora o cadastramento esteja suspenso, a distribuição de cestas básicas continua. Novas liberações de senhas para retirada estão mantidas. Pra fazer a retirada da cesta básica, o beneficiário deve comparecer na data, horário e local informado no protocolo de retirada (senha) portando um documento oficial com foto e o comprovante de residência.
Como o sistema prevê o cadastro de um responsável para fazer a retirada em lugar de outra pessoa, como no caso de idosos, por exemplo, é necessário que sejam apresentados tanto o documento com foto de quem vai retirar a cesta básica como do beneficiário cadastrado, além do comprovante de residência.
Mesmo que a pessoa não tenha em mãos a senha para a retirada, ou não tenha anotado esse número, é possível comparecer ao local de entrega com o documento oficial e o comprovante de residência, desde que tenha finalizado o cadastro. No local, os atendentes têm como conferir no sistema se a pessoa está ou não apta a receber o benefício.

Fran Marcon
Formada em Jornalismo pela Univali, com MBA em Gestão Editorial. fran@diarinho.com.br
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