Home Notícias Geral Itajaí-mirim fica marrom e prejudica tratamento de água

Itajaí-mirim fica marrom e prejudica tratamento de água

Por conta da alta turbidez no rio, estação de tratamento trabalhou com um terço da capacidade

Se você mora em Itajaí, é melhor economizar água nesta sexta-feira. É que desde ontem, os técnicos do Semasa precisaram diminuir a quantidade de água tratada na estação do bairro São Roque. O motivo: a água do rio Itajaí-mirim, que abastece a cidade, ficou com uma cor amarronzada.
Tecnicamente o fenômeno se chama de alta turbidez. É quase uma água enlameada, que dificulta o trabalho de tratamento e também aumenta os custos para o Semasa. Por conta disso, desde ontem à tarde, a estação de tratamento opera com um terço de sua capacidade.
Não há previsão da situação melhorar. O Semasa ainda não sabe o que provocou a alta turbidez. Mas a suspeita é que a chuva tenha levado muito barro para o rio de alguma área em Itajaí ou Brusque. “Paralelamente a gente tá buscando ações para identificar se há alguma obra, enfim, que tenha agravado essa situação porque pelo volume de chuva a gente não esperava que esse problema acontecesse”, diz Victor Valente, engenheiro sanitarista do Semasa.
Por isso, a ordem, nesta sexta-feira, é economizar água, já que o que tá saindo da estação de tratamento não tá dando conta de repor os reservatórios do Semasa.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com