Home Notícias Geral Itajaí intensifica prevenção do câncer de mama e colo do útero durante o Outubro Rosa

Itajaí intensifica prevenção do câncer de mama e colo do útero durante o Outubro Rosa

A Secretaria de Saúde de Itajaí está engajada na Campanha Outubro Rosa e intensifica a oferta dos exames de rastreamento do câncer, além de promover a conscientização sobre a doença, orientando as mulheres do município sobre os cuidados preventivos.

Estão programadas atividades de sensibilização das mulheres durante todo mês, além de uma semana de mobilização de 15 a 20 de outubro. Nesse período, as equipes de saúde vão repassar orientações e realizar atividades educativas, abordando a prática do autoexame das mamas, o rastreamento do câncer de mama e de colo do útero, a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) por meio da testagem rápida e aconselhamento, estímulo aos hábitos saudáveis de vida, ente outros assuntos. Também será feito um trabalho de educação em saúde e conscientização nas empresas próximas às áreas de atuação de cada unidade de saúde.

Na semana de 15 a 20 de outubro, as unidades intensificam as ações da campanha. A semana de mobilização contra o câncer encerra no sábado (20) com o Dia D de prevenção. Nesta data, todas as unidades de saúde estarão abertas, das 8h às 12h e das 13h às 17h, para realização de coletas de exame de rastreamento de colo do útero, exame clínico das mamas, orientações sobre o autoexame das mamas, solicitação de mamografias, além de orientações em grupo nas salas de espera. O agendamento de consultas e coleta de exames para essa data deve ser feito previamente em cada unidade de saúde.

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com