Home Notícias Geral Itajaí e BC vão continuar sem ônibus coletivo nas próximas semanas

Itajaí e BC vão continuar sem ônibus coletivo nas próximas semanas

A definição da empresa que vai tocar o serviço de transporte coletivo em Itajaí de forma emergencial deve ocorrer apenas na última semana do mês, considerando os prazos de recursos no processo de julgamento das empresas concorrentes. A Transpiedade, que tocava o serviço até agosto, e a Viação Praiana, que opera linhas intermunicipais na região, disputam o contrato. Em Balneário Camboriú, a prefeitura ainda estuda a possibilidade de uma contratação emergencial.

As propostas das empresas em Itajaí foram abertas na semana passada, mas a sessão foi suspensa para análise interna da comissão de licitação da prefeitura após questionamentos das exigências do edital pelas interessadas.

O município informou que o prazo de recursos das empresas termina na próxima segunda-feira. Depois disso, ainda se abre o prazo de mais cinco dias pra manifestação de resposta. Só após esses prazos é que o chamamento segue pra definição da melhor proposta e escolha da empresa.

Quem ganhar a disputa vai assumir provisoriamente o serviço até que seja feita a licitação definitiva do transporte. O contrato emergencial terá vigência de 60 dias, podendo ser prorrogado conforme a necessidade. Quanto ao edital de licitação, o documento tinha prazo pra ser lançado até quinta-feira, mas ainda não saiu e a prefeitura não deu qualquer explicação. A licitação prevê contrato de concessão por 20 anos.

Balneário analisa

Em Balneário Camboriú a prefeitura estuda a possibilidade de também fazer uma contratação emergencial pra não deixar a população ainda mais tempo sem transporte, após a desistência da Expressul em retomar o serviço. A concessionária fez um pedido de rescisão amigável do contrato, sem ônus para as partes, segundo o município.

Esse pedido está em análise pela procuradoria e aguarda decisão da prefeitura. Com o contrato desfeito, Balneário poderá lançar uma nova concessão do transporte. Enquanto isso, outras medidas, incluindo um edital emergencial, são estudadas pela BC Trânsito.

 
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com