Home Notícias Geral Itajaí é a cidade que mais 
criou empregos no ano passado

Itajaí é a cidade que mais 
criou empregos no ano passado

Em toda a Santa Catarina, cidade tá na quarta posição do ranking

Mão de obra para serviços no segmento náutico ajudou na geração de novos empregos

Itajaí é a cidade da região que mais criou novos empregos no ano passado. A diferença entre os postos de trabalho que fecharam e os que abriram foi de positivos 1.416. “E o importante é que são empregos com carteira assinada”, ressalta Giovani Testoni, secretário de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda da prefeitura de Itajaí.
Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do ministério do Trabalho. No ranking estadual, a cidade peixeira também fez bonito. Ficou em quarto lugar, perdendo para Joinville (5.588 empregos), São José (2.517) e Chapecó (1.589).
Segundo Giovani Testoni, a maioria dos novos empregos foi no setor de serviços. Entre eles, os dos segmentos náutico e de hotelaria. “Itajaí, para o segmento náutico, tem muita mão de obra especializada”, ressalta.
Pelas estimativas de Giovani, o setor de serviços gerou mais de 50% dos novos empregos. Depois foi o comércio que mais empregou na cidade.
O secretário lembra que em 2015 e 2016 Itajaí enfrentou uma redução na oferta de vagas formais de trabalho. “Em 2017 houve uma pequena invertida nisso. E essa saída do negativo para o positivo é motivo de comemoração”, afirma. Isso porque, argumenta, é sinônimo de que a recessão está indo embora.

Itapema
Na lista das 10 cidades catarinenses que mais abriram novos postos de trabalho, também está Itapema. A cidade ficou em nono lugar no ranking que lista as cidades do estado com mais de 30 mil habitantes que mais geraram empregos em 2017.

Sandro Silva
Tem 31 anos de jornalismo, formado em pedagogia pela Udesc e com MBA em Gestão Editorial. geral@diarinho.com.br
Compartilhe:

Deixe uma resposta