Home Notícias Geral Itajaí deu a Largada pra Volvo

Itajaí deu a Largada pra Volvo

Contagem regressiva rolou no lançamento da Temporada Náutica

Evento aconteceu na Marina Itajaí

Itajaí recebeu autoridades, empresários e políticos pro lançamento da primeira edição da Temporada Náutica, na Marina de Itajaí, no sábado. Também foi dada a largada pra contagem regressiva da Volvo Ocean Race. Os barcões da competição considerada a Fórmula 1 dos Mares chegam à city peixeira em abril do ano que vem, mas a prefeitura quer deixar o povo no clima desde já.
A ideia da Temporada Náutica partiu do secretário de Turismo do Estado, Leonel Pavan. Em 2010, ele tentou fazer um tipo de encontro de navios, mas a iniciativa acabou não dando certo na época. Ele conta que recentemente voltou a pensar no assunto e acabou recebendo o apoio da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), prefeitura de Itajaí e da Marina pra realização do evento.
O objetivo, fala Pavan, é chamar a atenção pra esse setor que movimenta milhões de reais. “Aproveitamos o lançamento da Volvo pra dar um impacto”, comenta. Itajaí, argumenta, foi a escolhida como a parada brasileira da competição por oferecer toda a estrutura pra eventos desse porte e ainda contar com muitas belezas naturais.
O empresário Manoel Carlos Maia de Oliveira, proprietário da Marina Itajaí, comentou que foi um prazer receber o evento, que vai engrandecer ainda mais as comemorações de dois anos da implantação do empreendimento em Itajaí.
Ele frisa que a Marina apoia e incentiva os eventos náuticos e que está de portas abertas para receber a comunidade. “É um show pra todo mundo. As pessoas podem vir de barco, a pé, de carro, é só chegar”, convidou.

108 dias pra Volvo
Hoje faltam 108 dias pra Volvo Ocean Race fazer sua stop over em Itajaí. A parada por aqui será de 5 até 22 de abril.
O secretário de Turismo de Itajaí, Evandro Neiva, quer deixar a população na expectativa pra chegada da Maior Regata de Volta ao Mundo, que passa pela terceira vez por Itajaí.
Um painel na frente do Centreventos anunciará o que vem por aí. “Vamos mostrar quantos dias faltam pra Itajaí receber os veleiros,” avisa.
Tem outra novidade pra essa edição. O prefeito Volnei Morastoni (PMDB) disse que os Correios vão produzir um selo nacional em comemoração a 3ª edição do evento.
Volnei quer envolver todas as cidades da região e reunir instituições pra fazer mais um evento que destaque a cidade entre as paradas.“Não é um evento só de Itajaí, é um evento nacional em Itajaí. Os velejadores ficam na expectativa pra chegar por aqui”, celebrou.
Sobre os preparativos, Volnei disse que o governo já tá engajado na organização desde a transição.“E cada vez mais vai afunilando, mas estamos perfeitamente em dia”, garantiu.

Operação Verão da Marinha

O capitão de Corveta Otávio Henrique de França Júnior, da delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, também tava presente no lançamento da Temporada Náutica de Santa Catarina.
Ele aproveitou o evento pra divulgar que a partir do dia 22 de dezembro, sexta-feira, começa a operação Verão da Marinha. É quando a fiscalização às embarcações se intensifica.
Segundo ele, este ano a Marinha tá com uma campanha de valorização da vida e o foco é evitar acidentes no mar.

Mariana Reibnitz Vieira
Formada em Jornalismo pela Univali mariana@diarinho.com.br
Compartilhe: