Home Notícias Geral Imagem mostra mancha negra desembocando do canal do Marambaia pro mar

Imagem mostra mancha negra desembocando do canal do Marambaia pro mar

Emasa diz que lodo foi remexido e causou mancha negra

 

Uma foto está circulando nas redes sociais desde o final de semana. A imagem aérea mostra uma baita sujeirada descendo pelo canal do Marambaia e desembocando no mar da praia Central, de Balneário Camboriú. A Emasa confirmou que a foto é verdadeira, mas diz que não se trata de esgoto.

Segundo o Emasa, a imagem foi feita no dia 23 de outubro, dia em que ocorreu uma maré muito alta. A autarquia diz que com esse fenômeno a maré sobe rapidamente e faz uma espécie de “pororoca”, remexendo todo o leito do canal.

Com isso, as águas descem rapidamente para o mar e levam tudo que vem pela frente. O lodo do rio, segundo a Emasa, causa o aspecto de sujeira da foto. Os técnicos da secretaria do Meio Ambiente estiveram no dia seguinte no canal e a cor estava normal.

A Emasa está com um cronograma de ações para executar no rio Marambaia. Uma das ações é usar um produto biorremediador, mas para isso é necessário a autorização do Instituto do Meio Ambiente (IMA).

Além disso, está no cronograma da Emasa a instalação de uma unidade compacta de tratamento de rio (UCT), que também está em análise no Tribunal de Contas do Estado (TCE).

A Emasa ainda diz que foi reforçada a fiscalização do programa “Se Liga na Rede”, na região próxima do canal, para coibir ligações de esgoto clandestinas e/ou irregulares.

Fran Marcon
Formada em Jornalismo pela Univali, com MBA em Gestão Editorial. fran@diarinho.com.br
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com