Home Notícias Geral Igrejinha Velha reinaugurada amanhã

Igrejinha Velha reinaugurada amanhã

Queima de fogos e missa marcam reabertura da Imaculada na sexta-feira. Desabamento do teto tinha interditado o local preferido das noivas itajaienses

Depois de cinco anos fechada e cercada por tapumes, finalmente a igreja Imaculada Conceição vai ser reaberta. Considerada legalmente como patrimônio histórico e arquitetônico e conhecida como Igrejinha Velha, o prédio de quase 200 anos passou por uma restauração e será entregue sexta-feira, no dia em que Itajaí comemora 158 anos de emancipação política.
Após o desabamento do teto, em 2013, a igreja foi interditada. A obra de restauração só começou em 2016 e levou dois anos para ser concluída.
Características originais como a cor e detalhes internos foram preservados, trazendo um resgate de parte da história de Itajaí.
Na programação da reinauguração da igrejinha, está prevista uma ‘alvorada festiva’, com queima de fogos de artifício, às oito da manhã. Em seguida, às 8h30, acontecerá o corte da fita da reinauguração do templo católico. Às nove será celebrada uma missa com o arcebispo metropolitano, Don Wilson Jönck.

Comunidade convidada
Situada onde ficava a primeira capela de Itajaí, a Imaculada Conceição foi construída na década de 1820, por Simeão, um escravo do coronel Agostinho Alves Ramos. Com o passar dos anos o prédio foi ampliado, mas foram preservados alguns dos seus traços arquitetônicos.
No local é possível apreciar várias obras do artista plástico local Dide Brandão, como painéis e pinturas de arte sacra. No seu interior, há vários crucifixos e diversas imagens esculpidas em madeira do século 19.
Muito procurada para a celebração de casamentos, a capacidade da igrejinha é para 150 pessoas sentadas.
Como todo o funcionamento da Igrejinha Velha volta à responsabilidade da Paróquia do Santíssimo Sacramento, a partir de agosto a agenda de casamentos volta a ser definida na secretaria da paróquia da Matriz.
Ainda não tá definida a data para o recomeço das missas na Imaculada Conceição.

Compartilhe:

Deixe uma resposta