Home Notícias Geral Hospital Ruth Cardoso registra alta de atendimentos

Hospital Ruth Cardoso registra alta de atendimentos

Enquanto a prefeitura aguarda análise de recurso contra liminar que suspendeu o fechamento do pronto-socorro do hospital Ruth Cardoso a partir desse mês, em Balneário Camboriú, a unidade segue atendendo normalmente. Em janeiro, a demanda no hospital aumenta em torno de 30%, passando da média de sete mil pra nove mil atendimentos no mês.

De acordo com a secretaria de Saúde, no último final de semana, entre sexta-feira e a madrugada de segunda-feira, foram 807 pacientes atendidos no Ruth Cardoso. Do total, pouco mais da metade – 438 – eram moradores de Balneário. O restante foram atendimentos a pacientes de cidades vizinhas, sendo 159 de Camboriú, 22 de Itapema, sete de Porto Belo, cinco de Itajaí e outros cinco de Bombinhas, e ainda 171 turistas de outras cidades.

A secretaria destacou que 507 atendimentos (63% do total) foram classificados com as cores verde e azul na avaliação de risco, ou seja, não eram casos de urgência ou emergência. “Todos passíveis de atendimento em nível de pronto atendimento, sem necessidade de hospital”, comentou a secretária de Saúde, Andressa Hadad.

No pronto-atendimento do bairro da Barra, também entre sexta e segunda-feira, também foi registrado alta no número de atendimentos, com 894 pessoas socorridas. A maior parte delas – 604 – era de pacientes de Balneário. Ainda foram atendidos 89 moradores de Camboriú, seis de Itapema e três de Itajaí, além de 192 turistas de outras cidades, todos classificados com cores azul e verde, ou seja, sem gravidade.

De acordo com a secretária de Saúde, os atendimentos a pessoas de cidades vizinhas e de outros municípios giram em torno de 40%. Por outro lado, ela informa que desde o segundo semestre do ano passado, vem aumentando o número de casos mais graves atendidos no hospital, que demandam mais tempo de internação pros pacientes e comprometem a capacidade de acolhimento.

Elaine Mafra
Jornalista formada pela Univali em 2006. elaine@diarinho.com.br
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com