Home Notícias Geral Governador mantém isolamento social por mais sete dias; comércio não reabre

Governador mantém isolamento social por mais sete dias; comércio não reabre

O governador Carlos Moisés (PSL) anunciou na tarde deste domingo que vai prorrogar o decreto de isolamento social em Santa Catarina. A decisão foi tomada após a reunião com os prefeitos das maiores cidades do Estado e os presidentes das 21 Associações de Municípios. O pedido dos prefeitos foi que a paralisação do estado valesse até o dia 7 de abril, o que foi atendido por Moisés.
Moisés defendeu que a retomada gradual de alguns serviços essenciais dependia da preparação do sistema de saúde para a crise do coronavírus. Na quinta-feira passada ele tinha anunciado a retomada das atividades a partir desta semana. Mas depois ponderou que espera a chegada de recursos e equipamentos de proteção individual (EPIs) por parte do governo federal, além de equipamentos para leitos de UTI que foram comprados pela secretaria de Estado da Saúde.
“Precisamos estruturar melhor a nossa rede para que não tenhamos o risco de uma sobrecarga do sistema enquanto os equipamentos ainda estão chegando”, afirmou.
O governador reforçou que a vida está a frente da economia em Santa Catarina. “Essa decisão está tomada, no sentido de colocar a vida em primeiro lugar em Santa Catarina. Haverá efeitos econômicos muito grandes? Sim, mas o Estado não pode se omitir em um momento como esse. É necessário um esforço extra de cada um para que possamos superar essas dificuldades “, disse o governador.
Com a decisão, todas as atividades não essenciais continuam paralisadas até o dia 7 de abril. Entre elas estão: comércio, shoppings centers e academias. A indústria e as obras públicas podem trabalhar, mas com redução de no mínimo 50% dos funcionários por turnos. Ficou mantido a abertura dos bancos e lotéricas a partir de amanhã, mas com uma série de restrições.
Os ônibus coletivos municipais, intermunicipais e estaduais, privados e públicos, já estavam suspensos até o dia 7 de abril. As aulas seguem suspensas até o dia 17 de abril.

Fran Marcon
Formada em Jornalismo pela Univali, com MBA em Gestão Editorial. fran@diarinho.com.br
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com