Home Notícias Geral Filhote de baleia já está sendo reabilitada pelo Projeto de Monitoramento de Praias

Filhote de baleia já está sendo reabilitada pelo Projeto de Monitoramento de Praias

Filhote de baleia cachalote-anão que foi transportado com urgência no fim da tarde de ontem pela equipe da R3 Animal com o apoio e escolta da polícia Rodoviária Federal (PRF) até o Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3Animal), está com quadro de saúde estável. Ele já foi medicado, hidratado e vem sendo monitorado 24 horas por dia em uma piscina especial para cetáceos.
O animal, uma fêmea que mede 3 metros de comprimento e pesa 370 quilos, encalhou na manhã da última segunda-feira, na Praia da Ribanceira, em Imbituba. De acordo com a médica veterinária e responsável técnica do PMP-BS, em Florianópolis, Marzia Antonelli, a baleia estava prostrada e bastante estressada, mas respondia aos reflexos vitais. “Ela possui várias marcas de interação interespecífica, como mordidas e hematomas pelo corpo, além de sinais de asfixia e afogamento. Só o fato do encalhe e todo o tempo que ela passou fora da água provocam bastante desidratação. A partir do resultado dos exames microbiológicos e de sangue coletados vamos poder avaliar melhor o quadro de saúde do cetáceo”, explica a médica veterinária.
Durante a manhã, o animal chegou a ser desencalhado duas vezes por pescadores e moradores da Praia da Ribanceira, mas acabou encalhando novamente. As instituições responsáveis pelo PMP-BS naquela região, Instituto Australis e Udesc, foram acionadas, juntamente com o Protocolo de Encalhes da APA da Baleia-Franca, e optou-se então por levar emergencialmente o animal até Florianópolis. As baleias cachalote-anão vivem em águas profundas em mares temperados, tropicais e subtropicais, por isso são dificilmente avistadas próximas das praias. Elas estão na lista de animais ameaçados de extinção.
Caso encontre um mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue para o 0800 642 3341, das 7h às 17h.

Imagens: Nilson Coelho/R3Animal

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com