Home Notícias Geral Exército ocupará Itajaí esta semana

Exército ocupará Itajaí esta semana

Exército vai coordenar treinamento de defesa civil em situações de desastre

Não, não é uma intervenção militar trazendo a ditadura de volta. O grande número de veículos do Exército que a partir de hoje estarão circulando pelas ruas de Itajaí faz parte do simulado integrado de resposta a desastres organizado pelo Governo Federal e com comando do Exército.
“Nestes dias a movimentação de viaturas e equipes será intensa, mas a comunidade não precisa se preocupar, pois este exercício busca a sintonia entre os órgãos que atuam em situação de crise. Isto é fundamental para estarmos sempre preparados”, tranquiliza o coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Carmo Dias.
O treinamento vai simular vários procedimentos previstos para situações de emergência, como nas enchentes, por exemplo. Entre eles a organização da estrutura de apoio à população e emprego de material e pessoal habilitado a executar ações de busca, transporte e alojamento de desabrigados, distribuição de itens emergenciais, apoio de saúde e emprego de meios de segurança pública em situações extraordinárias.
Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu e a Defesa Civil Estadual, além dos órgãos de defesa dos municípios de Pomerode, Gaspar e Blumenau, também participarão das ações do simulado.
O início dos treinamentos começa já nesta na segunda-feira. O encerramento do treino propriamente dito está previsto para a quinta-feira. Mas o Exército e o povo dos demais órgãos só vão deixar Itajaí na sexta-feira. É que os representantes das entidades vão fazer uma avaliação das ações desenvolvidas durante o simulado pra ver o que deu certo e o que deu errado no trampo.

Sandro Silva
Tem 31 anos de jornalismo, formado em pedagogia pela Udesc e com MBA em Gestão Editorial. geral@diarinho.com.br
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com