Home Notícias Geral Estudo investiga caso de pessoa contaminada duas vezes pela covid

Estudo investiga caso de pessoa contaminada duas vezes pela covid

Um estudo da Universidade de São Paulo (USP), conduzido pela faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, confirmou a possibilidade de uma pessoa se recontaminar pela covid-19. O estudo trouxe os dados de uma técnica de enfermagem de 24 anos, que testou positivo para o coronavírus duas vezes num intervalo de dois meses.
A pesquisa foi divulgada pela assessoria do hospital das Clínicas na quarta-feira. A paciente ainda se queixa de sintomas de sinusite e de dor de cabeça, que surgiram após a segunda contaminação.
Em quatro de maio, a jovem teve contato com um colega de trabalho positivado. Após dois dias, ela também começou a apresentar os sintomas, como febre, congestão nasal, dores de cabeça e de garganta. Ela fez o teste RT-PCR, aquele que coleta secreção do nariz e garganta, e o resultado negativo saiu no dia 8 de maio.
Os sintomas persistiram e ela passou por novo teste. No dia 13 de maio, o resultado foi positivo. Ela fez a quarentena e logo pode voltar a trabalhar. No entanto, no dia 27 de junho, ela voltou a apresentar sintomas da doença.
No dia 2 de julho, a enfermeira fez o teste RT-PCR e o resultado foi positivo novamente. Outros dois parentes dela também testaram positivo.
A descoberta de recontaminação, segundo o estudo, traz implicações clínicas e epidemiológicas que precisam ser analisadas com cuidado pelas autoridades em saúde pública.
Raphael Nunes Bueno, especialista em saúde pública, explica que com a confirmação de recontaminação as autoridades sanitárias precisam aumentar a testagem em massa da população, manter medidas de higiene e proteção e reforçar o distanciamento social.
Todas as medidas devem ser feitas até que a vacina para a doença esteja aprovada, e que se tenha protocolos definitivos de combate à doença. Por enquanto, não é possível aferir como o vírus se comporta e a possibilidade de ele ser mais agressivo em novas contaminações.

Fran Marcon
Formada em Jornalismo pela Univali, com MBA em Gestão Editorial. fran@diarinho.com.br
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com