Home Notícias Geral Elefante marinho aparece em Balneário

Elefante marinho aparece em Balneário

Um elefante marinho apareceu na praia do Buraco, em Balneário Camboriú, na manhã desta segunda-feira. Um torcedor do Marcílio Dias, que estava caminhando pela praia, encontrou o bichão na areia.
A equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), da Univali, já foi avisada do pit stop do animal e está indo para a orla conferir o estado de saúde dele.
Já se sabe que ele é um elefante marinho, macho e sub-adulto. Ele é o mesmo avistado no domingo na praia Central de Balneário Camboriú.
Os elefantes marinhos são pinípedes, que fazem parte de uma superfamília de mamíferos marinhos constituída pelos lobos e leões marinhos, focas e morsas. Eles habitam os ecossistemas marinho e costeiro, por isso muitas vezes são vistos descansando nos costões.
A pausa, segundos os especialistas, para descanso nas praias e costões é saudável, normal e deve ser estimulada, por isso é importante manter pessoas e animais domésticos distante do animal.
Lobo-marinho na Penha
Na quinta-feira passada, um lobo-marinho-do-sul, da espécie arctocephalus australis, foi encontrado na praia do Trapiche, em Penha. O mamífero retornou ao mar após ser monitorado e atendido no local pela equipe da Univali.
De acordo com as médicas veterinárias Tiffany Emmerich e Mirela Mezadri, que integram a equipe da Univali, o animal era um macho adulto. Ele estava respondendo aos estímulos, mas apresentava uma inflamação no olho. Ele também tinha um corte no espelho nasal, além de cortes superficiais nas nadadeiras. A temperatura corporal e a frequência respiratória estavam normais.
Apesar das lesões, a equipe concluiu que não seria necessário o transporte do animal para a Unidade de Estabilização, pois o processo poderia acarretar estresse, interferência negativa no comportamento natural da espécie e queda na imunidade.
O lobo-marinho retornou ao mar após o atendimento veterinário. As praias estão sendo monitoradas caso o animal retorne.

Fran Marcon
Formada em Jornalismo pela Univali, com MBA em Gestão Editorial. fran@diarinho.com.br
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com