Home Notícias Geral Criançada da rede municipal participa de atividades da Volvo Ocean Race

Criançada da rede municipal participa de atividades da Volvo Ocean Race

Os alunos das Redes Municipal e Estadual de Ensino de Itajaí já estão no clima da Volvo Ocean Race. Sustentabilidade é um dos pilares principais da competição de volta ao mundo e, partir desta terça-feira (13), serão realizadas atividades de conscientização para mais de 32 mil crianças do 1º ao 9º ano. Além de intervenções teatrais, os pequenos de 56 unidades escolares receberão material exclusivo do Programa de Educação para a Sustentabilidade da Volvo. 

A corrida pelos mares é feita de contrastes: são momentos de fúria e de bonança, de paisagens de tirar o fôlego e outras de lamentar as condições dos oceanos. Na última etapa da competição, entre Hong Kong e Auckland, os velejadores encontraram grande quantidade de plástico jogado na água.

“Nós até tivemos algumas situações em que sacos de plástico se enrolaram em torno do leme. Encontramos plástico até mesmo em áreas remotas, o que é realmente assustador”, comentou Bianca Cook, velejadora do time Turn the Tide on Plastic.

Esta edição do Programa de Educação da Volvo é voltada justamente à poluição plástica dos oceanos. Segundo levantamentos da organização, oito milhões de toneladas de plástico são lançados no oceano todos os anos. Ou seja, um caminhão de lixo inteiro por minuto. Isso significa que, se nenhuma ação for tomada, o oceano conterá mais plástico do que peixes até 2050.

A crise do plástico nos oceanos afeta também nossa cadeia alimentar, com a contaminação ou mesmo morte dos peixes. A Volvo Ocean Race acredita que a conscientização é a melhor ferramenta para gerar mudanças e a Itajaí Stpover é parceira no desafio.

Elaine Mafra
Jornalista formada pela Univali em 2006. elaine@diarinho.com.br
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com