Home Notícias Geral Crefisa é condenada por cobrar juros extorsivos em empréstimo de aposentado

Crefisa é condenada por cobrar juros extorsivos em empréstimo de aposentado

Juros eram abusivos. (Foto: Divulgação)

A Crefisa foi condenada pelo Tribunal e Justiça de São Paulo em R$ 10 mil por danos morais, por cobrar de forma abusiva juros de um aposentado de 86 anos em diversos contratos de empréstimos.

Com 100% de juros, os contratos estavam “muito acima da taxa de mercado, gerando prejuízo e claro desequilíbrio contratual”, decidiu o desembargador Roberto Mac Cracken, relator de caso.

A decisão descreve o cliente como um senhor “de condição socioeconômica vulnerável”, e aponta má-fé da Crefisa. A empresa ofereceu uma série de empréstimos simultâneos ao original, feitos em abril, maio, junho e dezembro de 2015, mesmo sabendo do endividamento do cliente.

Os juros cobrados eram de 22% ao mês e 987,22% ao ano, chegando à 1.050,78%. De acordo com o código de defesa do consumidor, é proibido o aumento dos juros. Além dos R$ 10 mil por danos morais, a Crefisa deve ajustar a taxa de juros praticada pelo mercado na época que o aposentado solicitou os empréstimos, além de pagar o dobro da diferença para o cliente.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com