Home Notícias Geral Congresso debate perspectivas e desafios para educação no Brasil e Santa Catarina

Congresso debate perspectivas e desafios para educação no Brasil e Santa Catarina

Congresso debate perspectivas e desafios para educação no Brasil e Santa Catarina. Foto: Divulgação

O 14º Congresso Educasul acontece nos dias 23 e 24 de julho, em Balneário Camboriú, abordando o papel de gestores pedagógicos e professores como protagonistas no ensino e a nova Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

Desafios e perspectivas da educação no Brasil e em Santa Catarina, como professores e gestores de escolas podem utilizar práticas inovadoras que estimulem o aprendizado dos aluno, de que forma a Nova Base Curricular Comum (BNCC) pode contribuir para o avanço da educação dentro da sala de aula serão alguns dos temas discutidos.

O ex-ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, será um dos destaques do Educasul 2019, abordando o panorama do ensino no país com a implantação da Base Nacional Curricular Comum – um trabalho no qual ele esteve diretamente envolvido nos últimos anos, em Brasília.

No dia 24, o ex-coordenador geral do MEC, professor Wisley João Pereira, vai falar sobre os desenhos curriculares e itinerários formativos do novo ensino médio. O tema também será abordado pelo ex-presidente da Comissão Nacional de Educação e ex-reitor da FURB Eduardo Deschamps.

O cenário catarinense será apresentado na abertura do Educasul 2019, com a participação de professor Natalino Uggioni, secretário de Educação de Santa Catarina, abordando os desafios e perspectivas pro estado, além das ações que estão sendo desenvolvidas pelo setor público. Além dos debates técnicos, serão apresentadas experiências práticas em sala de aula de escolas catarinenses e também do SESI-SENAI.

O Congresso Educasul acontece no Sibara Hotel, das 9h às 18h, com programação voltada para o ensino médio nos dois dias e, para a educação fundamental, no dia 24 de julho. As inscrições, promocionais até o dia 19 de julho, podem ser feitas no link: https://educasul.com.br/inscricoes/inscricao-para-o-educasul-2019/.

Educação Infantil e Fundamental

Enquanto a BNCC está em implementação no ensino médio, ela já está em prática no ensino infantil e fundamental. A experiência nesta etapa do aprendizado terá programação especial no segundo dia do Congresso Educasul, com palestra da Dra. Blaise Keniel da Cruz Duarte (FURB) sobre o currículo nas escolas catarinenses, além de painel e mesa redonda sobre impactos e desafios da Base Nacional Curricular Comum.

No encerramento, o Dr. José Luís Marques López Landeira, do Culturarte/SP, faz um panorama geral sobre a estrutura, impactos e competências gerais do BNCC para o ensino básico.

Práticas inovadoras e Educação Criadora

Um dos destaques da programação do Educasul 2019 é o debate sobre práticas inovadoras pro ensino médio, apresentado pelo gerente de Projetos Educacionais no Instituto Ayrton Senna, Helton Souto Lima. No primeiro bimestre de 2017, um levantamento feito pelo Instituto mostrou que os estudantes de Santa Catarina que estão em escolas com educação integral tiveram níveis de aprovação e aprendizagem mais altos que a média do ensino regular.

O professor Ailton Dias de Melo, que leciona Filosofia e Sociologia para crianças e adolescentes, vai apresentar aos participantes do Educasul a proposta de “Educação Criadora”, um incentivo a novos pensamentos no campo pedagógico que estimula atividades em sala de aula como ações vocais, jogos de criação e improvisação, entre outras práticas.

Confira a programação completa do evento: https://educasul.com.br/#programacao. 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com