Home Notícias Geral Comprovado o primeiro caso brasileiro de covid-19 em gato

Comprovado o primeiro caso brasileiro de covid-19 em gato

Na cidade de Cuiabá, no estado do Mato Grosso, foi registrado o primeiro caso de coronavírus em um gato no Brasil. O pet, do sexo feminino, contraiu a doença através de seus donos, que também testaram positivo para o vírus. Esse é o primeiro caso confirmado de um animal de estimação afetado por transmissão direta no país.
O animal e seus donos foram infectados em uma festa familiar, junto de outras quatro pessoas e mais dois animais, um gato e um cachorro. O gato foi submetido a um exame molecular de PCR, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A pesquisadora que diagnosticou a doença na UFMT, Valéria Dutra, recomendou que o isolamento de pacientes contaminados incluísse também a distância dos animais de estimação.
O médico veterinário Marco Antônio da Costa Marques comenta que já foi confirmado que o coronavírus é capaz de contaminar gatos. “É a mesma situação de gatos que foram contaminados em outros países, com casos confirmados nos Estados Unidos, Europa e até mesmo na China. Mas, vale frisar, que não há nenhuma pesquisa ainda que mostre que os pets podem transmitir o coronavírus para seres humanos ou até mesmo pra outros animais, exceto carregando o vírus sobre o pelo”, explica Marco.
Segundo Marco, a única forma confirmada de pets retransmitirem o vírus da covid-19 seria carregando o vírus no próprio pelo. “Se você está com covid-19 e está junto com seu pet, e acaba tossindo próximo ao animal ou tocando nele, você pode acabar colocando partículas virais no pelo desse cão ou gato e outra pessoa pode se contaminar com o vírus que foi carregado sobre o pelo. Da mesma maneira que alguém com coronavírus pode contaminar um corrimão de escada através de um espirro”, conclui o veterinário.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com