Home Notícias Geral Como preparar um hambúrguer gourmet em casa

Como preparar um hambúrguer gourmet em casa

Os hambúrgueres gourmet são irresistíveis e cada vez mais marcas estão preparando suas receitas de sucesso. Muito além do conceito de fast food, os hambúrgueres são preparados com ingredientes de qualidade e muita técnica! 

Agora tão gostoso quando comer aquele lanche perfeito, com um pão macio e a carne suculenta e perfeitamente no ponto, é a sensação de preparar um hambúrguer gourmet em casa, seja para família, amigos ou até para quem está pensando em complementar a renda. 

Abaixo reunimos dicas de especialistas para que você possa preparar seu próprio hambúrguer e surpreender o paladar dos convidados. Vamos lá! 

O chef de cozinha e jurado do reality Masterchef, Henrique Fogaça, destaca ao site da Band que um bom hambúrguer começa pelo blend, que é como se chama a mistura de um, dois ou três cortes de carne. Ele revelou que normalmente os hambúrgueres dele são preparados com 80% de carne e 20% de gordura. 

Um bom exemplo disso é você passar num moedor de carne uma peça de contrafilé mantendo a capa de gordura, juntamente com um pedaço de peito bovino e outro de bacon. Depois basta fazer os hambúrgueres e colocar para selar numa frigideira antiaderente. Os acompanhamentos ficam por sua conta, só não esqueça do queijo e de dar aquela tostada no pão para garantir a crocância.  

A chef de cozinha e apresentadora de TV, Rita Lobo, criou praticamente um passo a passo do que ela chama de hambúrguer perfeito.  Segundo ela, além da carne fresca, o hambúrguer não pode ser temperado antes de fazer o bolinho. O sal deve usado somente na hora em que o hambúrguer vai para a frigideira, pois ele pode provocar uma reação que deixa a carne massuda. Capriche no sal.

Além disso, o formato faz toda a diferença. Lembre-se que se trata de um hambúrguer, as laterais retinhas são o que garantem que ele cozinhe por igual. Já o ponto da carne deve ser “ao ponto” ou mal passado. Ninguém quer perder toda aquela suculência, não é mesmo? 

A temperatura da frigideira também deve ser muito quente. Dessa forma você consegue selar a carne, ou seja, segurar todos os líquidos dela para ter aquele hambúrguer perfeito! Já sobre o tamanho, uma média de 180 gramas é um hambúrguer para ninguém botar defeito. 

O hambúrguer demora em média quatro minutos para ficar mal passado e seis minutos para ficar ao ponto. O ideal é virar a cada um minuto, mas contenha a vontade de apertar a carne contra a frigideira. Vire e não mexa mais. No último minuto coloque o queijo (geralmente muçarela ou prato). Depois é só juntar aquela salada de sua preferência no pão de hambúrguer e correr para o abraço! 

Dica extra:  sabe aquele queimadinho que ficou na frigideira? Mantenha o fogo ligado, junte um ácido (vinho branco ou vinagre), uma cebola em rodelas e uma colher de sopa de manteiga. Além de limpar a frigideira você terá uma cebola caramelizada incrível para acompanhar seu lanche!

Elaine Mafra
Jornalista formada pela Univali em 2006. elaine@diarinho.com.br
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com