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Como executar ações eficientes de trade marketing?

Confira como elaborar estratégias eficientes com o auxílio de um app de trade marketing!

As estratégias de trade marketing são de fundamental importância para o processo de vendas tanto no varejo quanto na indústria. Pois, além de elevarem o giro dos estoques, ainda promovem o relacionamento direto da marca com o consumidor.

A necessidade de ter uma gestão eficiente de trade marketing acontece porque muitas empresas trabalham com uma variedade muito grande de produtos e marcas. Assim, tornando essencial o trabalho das ações de trade para a divulgação dos produtos para os públicos de interesse.

No entanto, a gestão de trade marketing enfrenta grandes desafios, como: prazos apertados e uma grande demanda de trabalho. Para superar essas adversidades é preciso organização e planejamento para alcançar os objetivos traçados.

Quer saber como executar ações eficientes de trade marketing? Então, continue a leitura!

Identifique as necessidades do distribuidor do seu produto

Os distribuidores são importantes parceiros das indústrias. Por isso, descobrir quais são as suas necessidades confere uma grande vantagem para a gestão de trade.

Para descobrir quais são esses gaps que podem ser supridos com as estratégias de trade, procure saber quais os tipos de produtos os varejistas buscam na distribuidora, quais são os principais benefícios procurados e ainda outras informações que possam ser relevantes.

Para isso, faça uma pesquisa rápida com algumas perguntas estratégicas. Os dados coletados servirão de base para formar um plano que supra a necessidade de cada distribuidor parceiro, o que incentivará as vendas da indústria ao varejo.

Crie relacionamento com o distribuidor

Muitas vezes, apenas conhecer as necessidades do distribuidor não é suficiente para alavancar as vendas. Nesses casos, é preciso ir além criando um relacionamento com esse parceiro.

Você pode, por exemplo, ajudá-lo a alcançar as vendas de seus produtos com campanhas específicas, além de oferecer brindes, encartes e outros materiais de merchandising para tornar mais atraente a saída dos produtos.

Assim, é importante você se comprometer com os resultados do distribuidor fazendo a adequação dos seus objetivos de venda com os objetivos dele. Dessa forma, vocês estarão alinhados em um único objetivo e as chances de aumento das vendas serão elevadas de forma considerável.

Mantenha uma comunicação com a equipe de vendas

Para uma gestão eficiente de trade marketing é preciso manter contato constante com a equipe de promotores e de vendas e ainda monitorar a abordagem dos clientes e o giro do estoque no PDV.  Além disso, é necessário garantir a correta execução dos objetivos traçados inicialmente.

Para alcançar um alto nível de comunicação com a equipe e ainda pautar as suas decisões em dados, é importante contar com um app de trade marketing.

Benefícios de um app de trade marketing

Com um app de trade marketing, você monitora toda a execução em campo e ainda coleta importantes informações no PDV, além de ter um maior controle da equipe em campo.

Veja algumas vantagens do aplicativo de trade marketing:

  • monitoramento dos preços dos concorrentes;
  • acompanhamento em tempo real do posicionamento das gôndolas;
  • acompanhamento da equipe;
  • marcação de ponto e;
  • checklist das tarefas a serem executadas.

O app de trade marketing pode ser instalado em um tablete ou smartphone, de forma prática e, principalmente, segura.

Não se esqueça que, para executar ações eficientes, você precisa do uso de dados e essa coleta fica muito mais fácil com a ajuda da tecnologia, especialmente, com um sistema de trade marketing que suporte todas as necessidades da sua gestão.

 

Elaine Mafra
Jornalista formada pela Univali em 2006. elaine@diarinho.com.br
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