Home Notícias Geral Ciclone da próxima terça-feira não deve ser do tipo “bomba”

Ciclone da próxima terça-feira não deve ser do tipo “bomba”

O vendaval que atingiu Santa Catarina na terça-feira passada é chamado de “ciclone bomba”, um dos fenômenos que pode ser formado pelo choque de massas de ar frio e de ar quente de diferentes origens.
O nome está ligado ao efeito explosivo pela queda rápida da pressão do ar dentro do ciclone, que gera ventos mais fortes e eleva o potencial destrutivo.
O choque também pode resultar em grandes temporais, tornados e até furações. Em artigo, os professores do Uninter, André Maciel Pelanda e Rodrigo Berté, destacam que o “ciclone bomba” é comum no sul entre a primavera e outono.
“A grande surpresa foi a ocorrência em pleno inverno e com intensidade considerada elevada, com rajadas acima de 100 km/h”, afirmam.
A previsão mostra que um novo ciclone extratropical, mas de baixa intensidade, deve se deslocar pelo litoral do Rio Grande do Sul na próxima terça-feira. Segundo o Ciram/Epagri, entre terça e quarta-feira, o tempo fica instável em Santa Catarina devido a uma frente fria, associada ao deslocamento desse ciclone.
Segundo a Epagri, o sistema deve provocar chuva especialmente nas regiões do oeste ao sul de Santa Catarina, próximas à divisa com o Rio Grande de Sul, com rajadas de vento de 60 a 80 km/h. Na noite de terça e durante a quarta-feira, o ciclone teve trazer ventos mais intensos no litoral, com aumento na agitação do mar.
A Epagri diz que, apesar da previsão de ventos mais intensos, o vendaval não deve apresentar a mesma magnitude do ciclone bomba de terça-feira.
Ciclones extratropicais são sistemas frequentes na costa sul do Brasil, causando alagamentos e ressacas, especialmente entre abril e setembro. Em média, nessa época do ano, dois a três ciclones em cada mês se formam no litoral do Uruguai e no sul do Brasil, influenciando as condições de tempo no litoral de Santa Catarina.

Fran Marcon
Formada em Jornalismo pela Univali, com MBA em Gestão Editorial. fran@diarinho.com.br
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com