Home Notícias Geral Chaminé da Fábrica de Cimento vai pro chão

Chaminé da Fábrica de Cimento vai pro chão

Chaminé é o que resta do prédio centenário

O que restou da antiga e histórica Fábrica de Cimento de Itajahy vai virar escombros. A prefeitura autorizou a demolição da chaminé do centenário prédio, uma das poucas partes ainda de pé, depois que o proprietário derrubou irregularmente a estrutura há cerca de três anos.
Esta semana, uma máquina pá-carregadeira e um caminhão começaram a retirada dos entulhos do prédio e tudo indica que até semana que vem começa a derrubada da chaminé. “Nós recebemos a solicitação e enviamos uma fiscal. Como não é uma estrutura em tombamento, a demolição foi aprovada”, explica Ismail Emiliano Pereira Filho, da secretaria de Urbanismo de Itajaí.
O proprietário é o empresário Osmir Ferreira, não localizado pelo DIARINHO. A retirada dos entulhos foi uma solicitação tanto da Fatma, o órgão ambiental estadual, quanto do ministério Público, que investiga a derrubada do prédio. Segundo o promotor Álvaro Pereira Oliveira Melo, o local abrigava moradores de rua e usuários de drogas.
Quando o prédio foi ao chão, em 2014, o Conselho Municipal de Patrimônio Histórico estudava a possibilidade de fazer o tombamento da antiga fábrica, inaugurada em 1913. A derrubada foi feita num final de semana. O promotor informou ainda que o proprietário deverá fazer uma compensação por ter destruído um prédio de importância histórica para a cidade.

Compartilhe: