Home Notícias Geral Carteirinhas dos idosos são suspensas em BC pra ganhar cara nova

Carteirinhas dos idosos são suspensas em BC pra ganhar cara nova

Objetivo é dar mais validade ao documento e segurança aos idosos.

Os moradores mais velhos de Balneário Camboriú que têm a Carteira da Pessoa Idosa vai precisar renovar o documento. A inciativa partiu da secretaria da Pessoa Idosa por conta de um decreto publicado pelo prefeito Fabrício Oliveira há menos de um mês.

O decreto estabelece que, dentro do território municipal, a carteirinha vale como documento de identificação pras pessoas acima de 60 anos. O atual modelo tem a foto e os dados do idoso na parte da frente, e atrás tem “direito atendimento prioritário” escrito em letras maiúsculas.

O secretário do Idoso, Rosan da Rocha, explica que o documento vai ganhar cara nova. Dados vão ser inseridos na carteirinha, como por exemplo, a assinatura de quem emite o documento. “Queremos que a carteirinha tenha mais validade e dê mais segurança pros idosos”, ressalta.

Outra ideia do secretário colocar um QR Code. Com a câmera do celular posicionada em cima da imagem, as pessoas vão ser direcionadas diretamente pro decreto. “Se alguém duvidar, o idoso vai ter como provar na hora a existência do decreto”, explica Rocha.

“Se já é transtorno pra nós fazer a renovação, imagina pros idosos”, diz o secretário. Mas, segundo ele, é preciso passar por isso. Há muitas carteirinhas na cidade que estão com dados desatualizados e até mesmo idosos cadastrados que nem moram mais na cidade. Com esse recadastramento, vai ser possível atualizar o número de pessoas que usam o documento. Atualmente, há, segundo Rosan, 4,5 mil carteirinhas.

Desde que o prefeito sancionou o decreto, muitas pessoas procuraram pra fazer as carteirinhas. Como a secretaria sentiu necessidade de inserir novos dados no documento, decidiu suspender. “Era melhor que nós suspendêssemos a carteirinha do que fazer as pessoas irem até a secretaria e daqui uma semana elas terem que voltar pra fazer o modelo novo”, explica o secretário.

O modelo novo ainda está sendo projetado e o secretário garante que, no máximo, até quarta-feira que vêm as confecções já comecem. “Queremos começar a emitir logo as carteirinhas. Os idosos têm orgulho de andar com elas”, conta.

Quem quiser já pode levar o comprovante de residência, um foto e o RG lá na secretaria do Idoso. Assim que o documento estiver pronto, a equipe entra em contato pra que o dono do possa ir lá retirar.

As carteirinhas não demoram pra ficarem prontas, são emitidas na hora. No máximo pode acontecer de o idoso precisar ir retirar no outro dia.

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