Home Notícias Geral Blocos carnavalescos vão agitar a orla em Balneário

Blocos carnavalescos vão agitar a orla em Balneário

O Carnaval de Balneário Camboriú começa na sexta-feira e não terá somente os shows nacionais. Os blocos carnavalescos vão invadir a orla. Parte da avenida Atlântica, da rua 2000 até a praça Almirante Tamandaré, será o palco dos bloquinhos que vão arrastando multidões ao som de marchinhas, samba de raiz e sons carnavalescos.
Um dos principais blocos a desfilar é o Mexe Mexe, o mais antigo de Balneário, com 30 anos de existência, e que se apresenta a partir das 20h45 de sexta-feira.
O grupo de amigos começou a se reunir há três décadas, quando ainda não havia blocos carnavalescos, trios elétricos e muito menos escolas de samba. Eles se encontravam no bar do Mano, na rua Inglaterra, e tiveram a ideia de animar o centro da cidade com o bom e velho samba. Assim, no calçadão da avenida Central nascia o Mexe Mexe.
O nome também nasceu de forma espontânea e democrática, cada um dizia um nome e o vencedor foi Mexe Mexe. Em 1992, Balneário teve o primeiro desfile de Carnaval oficial e o bloco já estava nas ruas sendo animado por 15 pessoas. A partir de então, o bloco precisava de cor e estandarte oficiais.
A escolha do verde e branco como suas cores tradicionais derivou do encontro Mundial de Ecologia, o ECO92, do Rio de Janeiro, que acontecia naquela época.
Uma das fundadoras do Mexe Mexe foi dona Marisa Reges, 57 anos, que agora é vice-presidente.“Este ano estaremos pelo 31° ano consecutivo na avenida. Vamos celebrar essa união”, convidou a a vice-presidente.
O primeiro Jeep do grupo segue até hoje com eles, mas o bloco cresceu tanto que já precisou até de um caminhão alugado para acompanhar a folia. O Mexe mexe mantém suas origens: carnaval de rua e festejo familiar, sempre acompanhado de crianças.

Siri Sarado
Quem também participa há anos do carnaval é o bloco Siri Sarado, de Itajaí. O bloco levará para a avenida Atlântica as marchinhas dos tempos áureos do carnaval brasileiro e sambas enredo. O agito começa com 18 integrantes, e o bonde vai aumentando ao se juntar à multidão.
O bloco é conhecido por sua carreta, puxada por um Jeep. É essa carreta que carrega os integrantes e a banda, composta por 12 músicos, três vocais, quatro sopros e cinco na percussão.
No repertório, também está incluída a cantoria do refrão do bloco “Tira os pés do chão, se liga nesse Bonde que é pura emoção, pega logo a camiseta e vem brincar com o Bonde então…’’.
O bloco teve início em 2009, no CarnaBrava, na praia Brava, quando um grupo de amigos decidiu fazer um baile de carnaval e para divulgar começaram a usar os equipamentos pelas ruas. Virou o bloco Siri Sarado, que segue até hoje.

Shows nacionais
Além dos blocos, o carnaval de Balneário terá shows nacionais na praça Tamandaré. Todos os dias, a partir das 23h, com entrada gratuita. Na sexta, tem Sem Abuso. Sábado é a vez do Dazaranha. Nego Joe vai animar o domingo de carnaval. A segunda-feira chega com com Chimarruts e a folia vai ser encerrada na terça com o da danda Xinellis.

Programação dos blocos
Sexta (21)
20h45: Mexe Mexe
Sábado (22)
20h45: Mexe Mexe
20h55: Mas Bah
21h10: Siri Sarado
21h25: Baita Chão
21h40: Vila Serena
21h55: Bloco Xinellis
22h10: Vamos Dale;
22h40: Samboriú
Domingo (23)
20h45: Mexe Mexe
20h55: Carnatuga
21h10: Ilha das Cabras
21h25: Liga Carnavalesca
21h40: Bloco Zero
21h55: Inimigos da 2ª
Segunda (24)
20h45: Mexe Mexe
20h55: Siri Sarado
21h10: Carnatuga
21h25: Mas Bah
21h40: Ilha das Cabras
21h55: Baita Chão
22h10: 100 Limites
22h25: Segue a louca
Terça (25)
20h45: Siri Sarado
20h55: Ilha das Cabras
21h10: Carnatuga

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com