Home Notícias Geral Banhistas salvaram vítimas de arrastamentos

Banhistas salvaram vítimas de arrastamentos

Populares ajudaram a tirar as vítimas da água no domingo ensolarado

Homem caiu no costão da praia de Sepultura no domingo – FOTO: Ivan Imagens

final de semana de sol e calor na região levou muitos banhistas às praias. O resultado foram registros de cinco arrastamentos e até o de um afogamento fatal. Em um dos casos de Penha, a vítima não resistiu e morreu no PA. Como nem todos os postos de guarda-vidas estão ativados, foram  os banhistas que ajudaram as vítimas

Dois jovens, de cerca de 20 anos, foram salvos por irmãos na praia de Armação, em Penha. Por volta das 17h da tarde de domingo, o técnico de enfermagem Gerson Emerim junto com seu irmão e guarda-vidas civil no Rio Grande do Sul, Geverson Emerim, estavam curtindo a praia quando escutaram os gritos de socorro.

“Nós estávamos na areia quando ouvimos os gritos e avistamos as duas vítimas já em afogamento. Meu irmão entrou no mar primeiro e foi até a vítima que estava mais longe, enquanto eu peguei uma prancha de uma criança para auxiliar no resgate. Consegui tirar a primeira vítima e voltei para ajudar a retirar a segunda que estava com o meu irmão”, narra Gerson.

O técnico de enfermagem comenta que somente quando a segunda vítima foi retirada do mar é que os guarda-vidas chegaram ao local. “Quando os resgatamos, eles já se encontravam totalmente sem forças e pálidos. Graças a Deus conseguimos salvar os dois”, explica.

No domingo, por volta das 13h, um jovem de 25 anos tinha morrido na mesma praia, ao ser arrastado ao lado de dois colegas.  Os três foram retirados da água por populares, já que o posto de guarda-vidas onde tomavam banho em frente ainda estava desativado.

O guarda-vida do posto mais próximo chegou quando os populares já estavam resgatando as vítimas. O jovem foi socorrido, mas morreu no PA de Penha. Os outros dois sobreviveram.

Caiu no costão

Em Bombinhas, um homem caiu de um costão na praia da Sepultura. Por sorte, um  guarda-vidas de folga estava na praia, percebeu a queda e conseguiu chegar até a vítima.

O problema é que eles não conseguiram retornar ao costão pelas pedras por conta do mar muito agitado.

O corpo de Bombeiros foi acionado e com um jet ski resgatou a vítima, que foi deixada na praia da Sepultura.

O homem estava consciente, mas confuso e bastante cansado pelo esforço. Ele sofreu ferimentos e foi levado a UPA de Bombas.

O corpo de bombeiros orienta que os banhistas procurem tomar banho só em locais com postos de salva-vidas ativos. “Recomendamos sempre aos banhistas a não tomarem banho perto de bandeira vermelhas e em correntes de retorno”, explica o tenente Douglas.

Os bombeiros começaram a ativar os postos de guarda-vidas em alguns postos do nosso litoral, mas somente aos finais de semana.

Não foi informado quantos pontos estão ativos na cidade de Penha, que foi a campeã de arrastamentos no último final de semana e ainda registrou a tragédia com o rapaz de 25 anos.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com