Home Notícias Geral Banco Mundial manifesta interesse pelo projeto do transporte integrado na região

Banco Mundial manifesta interesse pelo projeto do transporte integrado na região

Apresentação foi em Washington

O prefeito Fabrício Oliveira (PSB) apresentou na tarde de sexta-feira em Washington, D.C. (EUA), o projeto de mobilidade da região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), no painel de boa governança . O projeto prevê a implantação de sistema de transporte coletivo multimodal e contemplará os 11 municípios da Amfri. O projeto já tem apoio técnico do Banco Mundial.

 Em um vídeo nas redes sociais, gravado logo após a apresentação, o prefeito Fabrício falou do projeto como uma referência por não depender nem do governo federal nem do estadual para a captação de recursos. “Fizemos um grande projeto de transporte intermunicipal e o Banco Mundial se interessou. Apresentamos aqui como uma alternativa que pode ser replicada para outras regiões do nosso país”, explicou. “Vai ser um marco divisório não só para Balneário Camboriú e região, mas também um modelo para o país”.

O sistema multimodal, apresentado pelo prefeito, é composto por 11 linhas interligadas, três das quais com sistema BRT. Para implementar esse sistema, foi criado em fevereiro de 2019 o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Amfri (CIM-AMFRI), que é uma inovação em termos de Brasil e possibilita a atuação, via consórcio, em diferentes temas comuns à região, sendo a mobilidade urbana um dos eixos.

A apresentação do prefeito foi na conferência  Transforming Transportation 2020, que tem como tema central “conectar as pessoas com crescimento sustentável” (Connecting People for Sustainable Growth). A Transforming Transportation 2020 é iniciativa do World Bank Group e do World Resources Institute (WRI), entre outras parcerias.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com