Home Notícias Geral Balneário vai tentar despoluir canal do Marambaia com nanobolhas

Balneário vai tentar despoluir canal do Marambaia com nanobolhas

Testes devem começar na segunda quinzena de junho. (Foto do leitor)

A Emasa de Balneário Camboriú já está autorizada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) a começar os testes com tecnologia nanobolhas pra tentar despoluir o canal do rio Marambaia, no Pontal Norte. A autorização foi dada na terça-feira e as atividades devem começar na segunda quinzena de junho. O procedimento deve durar 60 dias.

A tecnologia vai ser testada em três pontos do canal e, nesse primeiro momento, deve ajudar na redução do mau cheiro e devolver a qualidade pra água. É através da introdução de oxigênio na água que a tecnologia vai ajudar a revitalizar o rio.

Durante esses 60 dias de testes, a Emasa não vai gastar com as atividades. Se os resultados das nanobolhas forem comprovados, a empresa vai contratar alguma que dê continuidade ao serviço.

Plantas também vão ajudar

O prefeito Fabrício Oliveira disse que um projeto desenvolvido em parceria pela Univali também vai ajudar na despoluição do rio. O “Jardins Filtrantes” foi feito pelos professores Gustavo Russo e Dalva Sofia Schuch.

A ideia é colocar plantas que se alimentam da matéria orgânica presente no rio no canal e isso vai eliminar o cheio ruim que sai dessas matérias. Os testes devem começar em julho nos primeiros 800 metros do pontal Norte até a rua 2450.

A técnica já é usada em outros como Austrália, Inglaterra, França, Estados Unidos e China, com resultados comprovados.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com