Home Notícias Geral Balneário terá simulado de inundação

Balneário terá simulado de inundação

Estão entre as ações do simulado, testar o alerta, analisar o tempo de resposta e de remoção dos atingidos, acompanhar a mobilização do abrigo e a forma como ele será administrado

A Defesa Civil de Balneário Camboriú por meio do Grupo de Respostas a Ações Coordenadas (GRAC) realiza na próxima segunda-feira (9), às 19h, o Simulado de Inundação, no Bairro dos Municípios. Os voluntários serão divididos entre sala de comando e um centro operacional. O ponto de encontro será no Centro Educacional Municipal Tomaz Francisco Garcia.

O intuito, de acordo com o diretor da Defesa Civil, Fabrício Melo, é orientar os moradores das redondezas e treinar os componentes do GRAC. “Precisamos estar a postos para qualquer evento de grandes proporções que possam ocorrer. A população do Bairro dos Municípios, será convidada a participar do simulado, sendo recolhida e indo até o abrigo”, explicou Fabrício. O local que abrigará os participantes será o Centro Educacional Municipal Vereador Santa.

A equipe da Defesa Civil, juntamente com os Bombeiros Voluntários e o Instituto Federal Catarinense (IFC), passará nas ruas do bairro, com um informativo, explicando e entregando o Plano de Emergência Familiar, com orientações de como agir em situações de risco. “No local de abrigo, teremos palestra para quem estiver lá e serviremos um jantar para as pessoas. Queremos estar prevenidos para qualquer situação”, ressaltou o diretor.

Estão entre as ações do simulado, testar o alerta, analisar o tempo de resposta e de remoção dos atingidos, acompanhar a mobilização do abrigo e a forma como ele será administrado e sensibilizar os moradores de áreas de risco sobre os problemas que podem ser ocasionados.

Integram o GRAC a Defesa Civil, Secretaria de Saúde, Secretaria de Segurança, Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, Secretaria de Administração, Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Educação, Secretaria de Obras, FUMTRAN, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, IFC e Bombeiros Voluntários.

Um simulado de mesa já foi realizado no último dia 31 de agosto. Nesta atividade, as ações foram somente pros membros do GRAC.

Elaine Mafra
Jornalista formada pela Univali em 2006. elaine@diarinho.com.br
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com