Home Notícias Geral Balneário Camboriú: Praia Central amanhece coberta de briozoários

Balneário Camboriú: Praia Central amanhece coberta de briozoários

Organismos não prejudicam a saúde dos banhistas, mas cheiram mal

A areia da Praia Central de Balneário Camboriú (SC) amanheceu coberta de briozoários neste domingo (04). O fenômeno, chamado de arribada, foi observado entre as ruas 51 e 1001, no centro da cidade. Os organismos marinhos foram recolhidos pela empresa de limpeza urbana e encaminhados ao aterro sanitário.

A diretora da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) da cidade, Maria Heloísa Lenzi, explicou que “os organismos não são nocivos, mas é melhor evitar contato, pois têm mau cheiro e podem trazer sujeira junto com eles”.

Esta não é a primeira vez que o fenômeno afeta a região. Desde o início deste ano uma parceria entre a SEMAM e pesquisadores do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) e Univali (Universidade do Vale do Itajaí), investigam as causas e possíveis soluções para o problema.

Ainda segundo a diretora da SEMAM, uma nova reunião foi realizada no dia 25 de outubro visando englobar a Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) nestes estudos.

“As entidades estão conversando para ampliar um acordo de cooperação técnica no sentido de estudar esses organismos e essas arribadas que ocorrem na Praia Central”, explicou Lenzi.

As espécies de briozoários encontrados em Balneário Camboriú não são nativas do litoral da região. A hipótese mais provável é que tenham chegado ao local através do lastro de navios.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com