Home Notícias Geral “Ave fantasma” aparece em Itajaí e BC

“Ave fantasma” aparece em Itajaí e BC

Olhos amarelos enxergam mesmo fechados e uma enorme boca com uma “cola” para capturar insetos estão entre as características do urutau

Dois urutaus, uma ave rara na região e que chega a estar em extinção em alguns estados brasileiros, foram avistados em Balneário Camboriú e em Itajaí esta semana. O pássaro de BC estava malzão e foi recolhido na avenida do Estado Dalmo Vieira. O de Itajaí apareceu numa escola particular do centro da cidade.
Por volta das 9h30 da manhã de ontem, o povão avisou à guarda Ambiental de Balneário Camboriú que uma ave diferente foi encontrada na avenida. Quando os guardas chegaram, identificaram o pássaro como sendo um raro urutau, também conhecido como ave fantasma ou mãe-da-lua.
A ave foi levada para o complexo Ambiental Cyro Gevaerd, onde há o zoológico do município. Lá, vai receber cuidados e depois, se for recuperada, será reinserida na natureza.
Uma ave da mesma espécie apareceu no colégio São José, em Itajaí, na quarta-feira desta semana. Até ontem, ela continuava lá.
O biólogo e ornitólogo Cristiano Voitina, autor do livro Aves Catarinenses, diz que o Urutau, que tem o nome científico Nyctibius griséus, é uma ave que pertence à fauna do estado, mas tem hábitos migratórios.
Segundo ele, quando o clima por aqui começa a esfriar, ele migra para o norte ou centro-oeste do Brasil em busca de regiões mais quentes.
O urutau tem várias características diferenciadas. Uma delas é a incrível capacidade de se camuflar nas árvores. O mimetismo acontece, porque a ave tem a mesma cor dos troncos e fica completamente paralisada.
Outra é a boca que, além de ser enorme, tem uma substância viscosa que faz com que insetos fiquem colados nela. Os olhos também são diferenciados. Enormes, têm a cor amarela e a ave consegue enxergar mesmo com eles fechados. O urutau também é conhecido pelo canto noturno que mais parece um lamento.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com