Home Notícias Geral Anvisa emite alerta sobre medicamento para náuseas utilizado por gestantes

Anvisa emite alerta sobre medicamento para náuseas utilizado por gestantes

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu alerta sobre o uso de medicamentos para náuseas utilizados por gestantes. O perigo é a substância ondansetrona, que causa risco de malformação orofacial, como lábio leporino.
A Agência recomenda cautela na prescrição de medicamentos que contenham a substância. A medida foi tomada depois que estudos realizados pela Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários proibir a substância durante o período de gestação.
Entidades médicas da área de ginecologia e obstetrícia dizem que o risco é considerado baixo e afirmam que a indicação deve ser feita quando outras medidas não tiverem sucesso.
O informe da Anvisa foi emitido no dia 2 de outubro e diz que os cuidados com a indicação devem ser redobrados, principalmente no primeiro trimestre da gravidez. A agência faz investigações sobre a situação. “Após a conclusão, há a possibilidade de contraindicar o uso desse medicamento por mulheres grávidas”, informa. O órgão recomenda ainda que mulheres em idade fértil que fazem uso da medicação sejam orientadas a utilizar métodos contraceptivos eficazes.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com