Home Notícias Geral Ações preventivas ao Dia Mundial contra a Raiva neste sábado

Ações preventivas ao Dia Mundial contra a Raiva neste sábado

No Dia Mundial contra a Raiva, celebrado neste sábado, a secretaria de Saúde de Itajaí promoverá ações de prevenção da doença. Das 8h às 17h, a população poderá participar das atividades gratuitas na praça Genésio Miranda Lins, a da Beira-Rio. A iniciativa integra a semana de prevenção da raiva até segunda-feira.

O objetivo da Vigilância Epidemiológica, por meio da gerência de Controle de Zoonoses de Itajaí, é conscientizar a população sobre a doença e reforçar a vacinação contra a raiva em animais domésticos. No dia, os moradores poderão participar de jogos educativos e roleta de perguntas e respostas com sorteio de brindes.

Também será feita uma simulação de mordedura pra orientar a comunidade a como proceder nestes casos. A equipe ainda entregará bandanas pra população que passar pelo local com animais de estimação.

A raiva é uma doença transmissível que atinge mamíferos como cães, gatos, bois, cavalos, macacos, morcegos e também o homem. Isso porque a saliva do animal infectado entra em contato com a pele ou mucosa por meio de mordida, arranhão ou lambedura do animal.

O vírus ataca o sistema nervoso central e leva à morte após pouco tempo de evolução. A raiva não tem cura estabelecida (há apenas três casos de cura conhecidos no mundo, um deles no Brasil) e a única forma de prevenção é por meio da vacina.

Dados epidemiológicos

De acordo com o banco de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), foram registrados 1073 notificações de atendimento antirrábico no ano de 2018 em Itajaí.

Neste ano, de janeiro a agosto, o sistema já registra 849 notificações no município. Na maioria destas notificações os animais foram passíveis de observação durante 10 dias pra verificar a presença da raiva.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com