Home Notícias Geral Acabou, definitivamente, o horário de verão

Acabou, definitivamente, o horário de verão

Decreto foi assinado nesta quinta-feira.

A notícia de que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) acabaria com o horário de verão foi anunciada pelo próprio em 5 de maio. Mas a assinatura do decreto só foi feita nesta quinta-feira, em cerimônia no Plenário do Planalto.

A decisão de acabar com o horário de verão foi uma recomendação do ministério de Minas e Energia. Segundo ele, há pouca economia de energia, que é o objetivo dessa uma hora a mais nos relógios de alguns estados do Brasil. Além disso, o ministério usou estudos da saúde pra mostrar que a troca de horário afeta o relógio biológico das pessoas.

O secretário de Energia Elétrica do MME, Ricardo Cyrino, diz que o horário foi criado pra reduzir o pico de energia, que era em torno das 18h. Mas, com a evolução da tecnologia, como iluminações mais eficientes, ares-condicionados (que mudou o pico pras 15h), chuveiros por aquecimento solar, entre outras coisas, deixou-se de ter essa economia.

Desde 1931

O horário de verão foi criado em 1931 e revogado em 1968. Em 1985 ele voltou e desde então foi aplicado todos os anos.

Normalmente, o horário de verão começava entre os meses de outubro e novembro e ia até fevereiro do ano seguinte, quando os relógios deveriam ser adiantados em uma hora em parte do território nacional.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com