Home Notícias Geral Abaixo-assinado por praça no antigo Correios

Abaixo-assinado por praça no antigo Correios

Na mobilização que iniciou ontem já foram colhidas 700 assinaturas

Abaixo-assinado dirigido à prefeitura quer transformar o terreno, no coração da cidade, numa grande praça verde

Quem passou ontem pela antiga sede dos Correios, na rua Gil Stein Ferreira, bem no centro de Itajaí, foi convidado a contribuir com o nome em um abaixo-assinado comunitário. A iniciativa tem o sonho de transformar o lugar numa praça cheia de árvores, com espaço para crianças brincarem, iluminação e segurança.
“Durante anos a gente viu isso aqui em estado de abandono total. Agora é um merecimento ter esse espaço para o uso público. É pra comunidade”, explicava a comerciante Aline Aranha, uma das idealizadoras da ação.
Ontem foi o primeiro dia de coleta das assinaturas e o pessoal ficou das 14 às 19h30 no local. Conseguiram 700 assinaturas num pulinho. Na semana que vem, mais algum dia será dedicado ao abaixo-assinado, avisa Aline.
A intenção dos autores do abaixo-assinado é que a área vire uma praça com muitas árvores, bem iluminada e monitorada. Durante à noite, o local seria fechado por questão de segurança, sugerem.
A demolição do antigo prédio dos Correios aconteceu no final de semana de 26 e 27 de outubro. O prédio estava abandonado desde 2015 e servia de abrigo para moradores de rua e usuários de drogas. Por conta do lixo acumulado, era também um ambiente propício pra proliferação do mosquito da dengue.

Fachada histórica
Toda a estrutura foi demolida, porque, de acordo com a prefeitura, o prédio estava completamente comprometido, com risco de desabamento. Nem a fachada histórica foi preservada, o que gerou a revolta de muita gente.
A prefeitura conseguiu na justiça tomar de volta o terreno, que havia sido doado em 1940 para os Correios. A procuradoria do município pediu a área de volta por entender que, se a agência foi desativada, a finalidade da doação do município à União havia deixado de existir. A justiça concedeu o pedido em decisão inicial, mas ainda cabe recurso.

Discussão
Normélio Weber, presidente das fundações municipais de Itajaí, disse ao DIARINHO que a prefeitura tem recebido diversas propostas de utilização do local. “Mas, aparentemente, a tendência mais forte e o maior volume de sugestões é para transformar realmente numa praça”, revelou.
O próprio Normélio defendia que o espaço do antigo prédio dos Correios virasse um centro cultural. “Mas parece que os ares mudaram”, admitiu.
Segundo o chefe das fundações, o destino do local vai passar por “uma ampla discussão” da sociedade.

Sandro Silva
Tem 31 anos de jornalismo, formado em pedagogia pela Udesc e com MBA em Gestão Editorial. geral@diarinho.com.br
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com