Home Notícias Geral 42 baleias-francas já foram vistas entre litoral de SC e o do RS

42 baleias-francas já foram vistas entre litoral de SC e o do RS

O mês de setembro é o auge do período reprodutivo das baleias-francas registrado no litoral sul do Brasil e 42 baleias-francas (20 mães acompanhadas de filhotes e duas adultas solitárias) foram vistas durante o monitoramento aéreo da Temporada 2020, realizado nos dias 17 e 18, no litoral catarinense e do Rio Grande do Sul.

Esse foi o principal sobrevoo de monitoramento e o próximo está previsto para novembro, no fim da temporada que é uma ação conjunta do Programa de Monitoramento das Baleias-francas da SCPAR Porto de Imbituba (SC) e do Projeto Franca Austral, realizado pelo Instituto Australis, com patrocínio Petrobras.

O número de baleias foi menor em relação a setembro ano passado, quando foram avistadas 52 baleias no mesmo trecho. A maior concentração foi observada em Laguna com 24 indivíduos, seguido de Mostardas (RS), com 10 baleias, Jaguaruna, seis baleias e Capão da Canoa (RS), com duas baleias. Também foram avistados grupos de toninhas (Pontoporia blainvillei), pinípedes (lobos e leões marinhos) e golfinhos nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus).

Para os pesquisadores que participaram do sobrevoo, diversos fatores podem influenciar no número de baleias em áreas reprodutivas avistadas neste ano. “A variação pode estar atrelada a fatores como a disponibilidade de alimento antes da migração e a reprodução desses animais na Argentina, que é uma área mais próxima às zonas de alimentação, localizadas na Antártica”, afirma Gilberto Ougo, oceanógrafo da empresa Acquaplan que integrou a equipe da expedição.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com