Home Notícias Esporte Transat Jacques Vabre chega ao Brasil

Transat Jacques Vabre chega ao Brasil

Barco francês bateu recorde

A embarcação francesa Sodebo Ultim bateu ontem o recorde da regata Transat Jacques Vabre – maior prova transatlântica de vela do mundo – ao completar o percurso de oito mil quilômetros em sete dias, 22 horas e sete minutos. O barco chegou a Salvador às 8h42. A marca anterior, de 2007, era de 10 dias e 38 horas. Os barcos saíram em 5 de novembro de Le Havre, na França.
Os franceses Thomas Coville e Jean-Luc Nélias foram recebidos com fogos de artifício, frutas e muita caipirinha no desembarque no Terminal Turístico Náutico da Bahia. “Quando a gente se aproximou de Salvador e viu a cidade foi um momento especial. É muito legal ver os prédios perto depois de tantos dias velejando sem parar’’, disse Thomas Coville.
A embarcação Maxi Edmond de Rothschild, comandada por Sébastien Josse e Thomas Rouxel, chegou em segundo lugar. Logo atrás, na terceira posição, está a Príncipe da Bretanha, de Lionel Lemononchois e Bernard Stamm.
No total, 37 barcos e 74 velejadores de oito países zarparam da França em 5 de novembro. Apenas um barco brasileiro está participando. O Mussulo 40 Team Angola Cables compete na categoria Class40, a mais lenta de todas e ainda não tem previsão de chegada.

Deu tchau pra Itajaí
A regata internacional Transat Jacques Vabre é disputada em dupla a cada dois anos. A edição 2017 marca o retorno a Salvador, depois de ser realizada por duas edições, 2013 e 2015, em Itajaí. A Vila da Regata, que está ao lado do Terminal Turístico, ficará aberta ao público até 24 de novembro.

Elaine Mafra
Formada em jornalismo pela Univali em 2006. elaine@diarinho.com.br
Compartilhe: