Home Notícias Economia Começa a colheita do arroz em Itajaí

Começa a colheita do arroz em Itajaí

Começa a colheita do arroz em Itajaí. Foto: Divulgação/Prefeitura de Itajaí

Começou nesta semana a colheita do principal produto agrícola do município: o arroz. A expectativa dos agricultores é de uma produção de 14.500 toneladas com o envolvimento de cerca de 80 agricultores familiares. Itajaí também registra um dos maiores índices de produtividade média do Brasil, com 7.500 kg/hectare.

A safra deste ano começou a ser colhida com a perspectiva de bons lucros para os agricultores, pois o preço da saca de arroz subiu em torno de 15% em relação aos preços praticados na safra 2018/2019 (Epagri/CEPA, 2020).

“Apesar de a nossa produção ter diminuído um pouco, o mercado abriu com um preço melhor do que do ano passado, então estamos otimistas com essa safra que está iniciando”, avalia Evandro Bertholdi, um dos maiores produtores de arroz do município, com uma área plantada de 200 hectares.

A produção de arroz em Santa Catarina utiliza o sistema de plantio denominado “pré-germinado”. Este sistema baseia-se na semeadura do arroz em lâmina de água com sementes pré-germinadas, sendo cultivada uma área total de aproximadamente 149.000 hectares no estado.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com